Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    NBA inaugura nova quadra em comunidade de São Paulo; veja fotos

    Projeto deve atingir 80 crianças da região, além de ser um espaço de encontro entre os moradores

    Quadra está localizada no bairro Favela dos Sonhos, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo
    Quadra está localizada no bairro Favela dos Sonhos, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo Divulgação/NBA Brasil

    Beatriz Consolinda CNN

    Foi inaugurada, nesta terça-feira (12), em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, a terceira quadra de basquete da NBA Station. O projeto da NBA é uma parceria com a ONG Gerando Falcões e deve atender aproximadamente 80 crianças da região, além de ter dois professores.

    As outras duas quadras da NBA Station estão localizadas no Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo, e em Vergel, Maceió.

    A quadra está localizada no bairro Favela dos Sonhos e contou com o apoio de crianças da comunidade, que foram convidadas a desenhar como gostariam que a quadra fosse pintada.

    A partir daí, os artistas Cainã e Gelin incluíram elementos na arte original do espaço. A ideia é que a quadra, além do ambiente esportivo, seja também um ponto de encontro para os moradores da favela.

    O espaço permite também momentos para arte, música e dança, como ocorreu no evento de inauguração, que contou com apresentações de Breakdance, nova modalidade olímpica, dos jovens da ONG Gerando Falcões.

    Quadra está localizada no bairro Favela dos Sonhos, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo / Divulgação/NBA Brasil
    Quadra está localizada no bairro Favela dos Sonhos, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo / Divulgação/NBA Brasil
    Quadra está localizada no bairro Favela dos Sonhos, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo / Divulgação/NBA Brasil

    Grandes nomes do basquete brasileiro

    A cerimônia também teve a presença de grandes nomes do basquete brasileiro, como Guilherme Giovannoni, ex-jogador da Seleção Brasileira, e Helen Luz, campeã mundial pelo Brasil em 1994 e bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, além de ter jogado na WNBA (torneio feminino da NBA).

    “É muito legal termos atletas brasileiros na NBA, fortalecer o NBB, mas o mais importante para o nosso país hoje é investir nas categorias de base. Isso aqui me enche de alegria, saber que estamos dando oportunidade para crianças jogarem basquete”, afirmou Giovannoni.

    “É difícil ter uma estrutura como essa aqui. O basquete é um esporte apaixonante, falo muito sobre oportunidade e acesso para as crianças conhecerem o esporte. O impacto disso não vai ser hoje, vai ser lá na frente. Não sei se vão sair grandes atletas daqui, mas com certeza vão sair bons cidadãos”, explicou Helen Luz.

    Impactos na região

    Priscila Gambale (PSDB), prefeita de Ferraz de Vasconcelos, está otimista com os impactos positivos que a quadra vai ter na região.

    “A população do bairro ficou muito feliz, vai ter mais um acesso. Por meio de uma ação, outras ações e outros parceiros vão aparecendo e ajudando a desenvolver o bairro e a cidade. O objetivo é incentivar o esporte, tirar nossas crianças das ruas e ter um espaço esportivo para prática de saúde”, explicou.

    Inauguração NBA Station Ferraz de Vasconcelos
    Da esquerda para a direita: Bruno Desidério, líder social da Gerando Falcões, Priscila Gambale, prefeita de Ferraz de Vasconcelos, e Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil / Flávio Damião/NBA Brasil

    Maria Vitória, de 13 anos, mora na região e pratica basquete desde os 8 anos graças à ONG Gerando Falcões. está animada com a nova quadra e tem grandes inspirações no esporte: “Eu quero jogar já agora. Ficou linda. Minhas maiores inspirações no basquete são a Hortencia e o Stephen Curry”.

    Escolha do local e participação da NBA

    Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil explica os critérios para a escolha dos dos locais da NBA Station.

    “O objetivo é trazer as crianças das comunidades pra dentro das quadras. Queremos capacitar professores e gerar muito esporte. O processo de escolha da região é bem meticuloso. A gente avalia localização, população, quantas crianças, que tipo de equipamento conseguimos colocar, terreno, tamanho da área. É uma equação bem complexa. O esporte transforma dentro e fora de quadra”, completou.

    A nova quadra fica na EMEB (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Nurimar Martins, e as crianças que estudam na unidade poderão ter acesso às atividades, assim como os moradores da região.

    A NBA tem também a plataforma Jr. NBA para auxiliar na capacitação de professores. O conteúdo tem a participação de nomes como Oscar, Janeth, Hortência, Guilherme Giovannoni, Alex Garcia, Alessandra, Helen Luz, Magic Paula, Anderson Varejão e Clarissa.

    Segundo Rodrigo, mais de 25 mil professores já foram impactados pelo programa de forma gratuita.

    ONG Gerando Falcões

    Bruno Desidério, líder social da Gerando Falcões, explica que a organização sentiu a necessidade de um projeto envolvendo o esporte para aquela região.

    “São favelas que a gente já atua nos nossos projetos. É um território que a gente já atende. Então a gente viu a necessidade de incluir o esporte e encontramos essa parceria com a NBA. A gente qualifica professores, coloca os alunos para praticarem o esporte. É uma continuidade. É aberto, eles nos procuram. O esporte salva vidas. Toda comunidade tem que ter uma ferramenta como essa”, conta.

    A Gerando Falcões é uma Organização não governamental que atua em favelas de todo país. O foco está nas iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania, além de executar programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas