Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Copa do Mundo começa em um mês; veja informações e curiosidades sobre o torneio

    Competição mais importante do futebol será disputada no Oriente Médio pela primeira vez; final está prevista para o dia 18 de dezembro

    Troféu da Copa do Mundo da Fifa; Mundial do Catar ocorrerá entre novembro e dezembro
    Troféu da Copa do Mundo da Fifa; Mundial do Catar ocorrerá entre novembro e dezembro Reuters

    Tiago Tortellada CNN

    Em São Paulo

    A contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 chegou no seu último mês. Em 20 de novembro, começa o torneio mais importante do futebol mundial –e mais uma oportunidade para o Brasil conquistar o hexacampeonato.

    Essa será a primeira vez que a competição será disputada no Oriente Médio e no fim do ano. Isso acontece porque o país-sede deste ano, o Catar, registra altas temperaturas durante o mês de junho, época tradicional de realização do mundial.

    Ao todo, 32 seleções nacionais disputam a taça. Elas foram divididas em oito grupos, cada um com quatro times. O Brasil está no G, junto de Camarões, Sérvia e Suíça.

    A fase de grupos será disputada até o dia 2 de dezembro. A final acontecerá no dia 18 de dezembro, no estádio Lusail.

    A convocação dos 26 atletas da seleção brasileira acontecerá no dia 7 de novembro, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Até lá, as principais ligas do mundo ainda terão jogos –o que deixa o fantasma das lesões assombrando as comissões técnicas e atletas.

    Abaixo, a CNN conta o que você precisa saber sobre essa edição da Copa do Mundo, além de detalhes e curiosidades sobre o torneio.

    Grupos

    A Fifa sorteou os grupos da Copa no dia 1° de abril deste ano. As seleções se enfrentam entre si dentro dos grupos. Os dois primeiros colocados avançam para a as oitavas de final. A partir daí, o formato da disputa é o chamado mata-mata, no qual um jogo único define quem passa. Em caso de empate, os times jogam uma prorrogação de 30 minutos (dividida em dois tempos de 15 minutos). Persistindo o resultado igual, há disputa de pênaltis.

    A partida de abertura da Copa será entre Catar e Equador, após a cerimônia de abertura, no dia 20 de novembro.

    As últimas seleções a se classificarem para o mundial foram Austrália, Costa Rica e País de Gales –que volta a disputar o torneio pela primeira vez em 64 anos–, após a disputa da repescagem.

    Made with Flourish

    Jogos do Brasil

    Os torcedores brasileiros que estão ansiosos para a estreia da Seleção Canarinha terão de esperar alguns dias depois da abertura.

    O primeiro jogo do Brasil será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

    O Brasil está no grupo G, com Camarões, Sérvia e Suíça. Se avançar para as oitavas de final, enfrentará um dos dois primeiros colocados do Grupo H, que tem Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul. Clique aqui para entender o caminho completo do Brasil até a final e quem pode enfrentar.

    A Seleção Brasileira tem bom retrospecto diante desses adversários. Contra a Sérvia, são dois jogos e duas vitórias; contra Camarões, o maior número de triunfos: cinco vitórias e uma derrota; e contra a Suíça, o histórico mais equilibrado: três vitórias, quatro empates e duas derrotas.

    Veja os dias e horários de jogos do Brasil na fase de grupos:

    • Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro – 16h (horário de Brasília)
    • Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro – 10h (horário de Brasília)
    • Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro – 16h (horário de Brasília)

    Fifa Fan Fest no Brasil

    Algumas cidades pelo mundo vão montar eventos públicos para que os torcedores possam assistir à Copa do Mundo do Catar, entre elas, Cidade do México, Dubai, Londres e Seul.

    Aqui no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro estão confirmadas para receber o Fifa Fan Festival.

    Na capital paulista, a festa acontecerá no Vale do Anhangabaú, no Centro. No Rio, será na praia de Copacabana.

    La’eeb, o mascote oficial

    Inspirado em lenços de cabeça da cultura árabe, o mascote dessa edição da Copa do Mundo será o La’eeb. Seu nome significa “jogador muito habilidoso” em árabe.

    De acordo com a Fifa, o novo mascote estará “animando a ação durante o torneio”, e uma série de GIFs e figurinhas virtuais poderão ser baixadas por meio dos canais oficiais da entidade.

    Novo mascote foi apresentado durante vídeo que abriu a cerimônia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022 / Foto: Shaun Botterill/Getty Images

    Músicas da Copa

    Junto dos sorteios dos grupos, em 1° de abril, a Fifa lançou a primeira música oficial da Copa do Catar: “Hayya Hayya (Better Together)”, interpretada pelos cantores Trinidad Cardona, Davido e Aisha.

    Assista ao vídeo da canção:

    Mais tarde, em 7 de outubro, foi divulgada a segunda música para a Copa: “Light de Sky”, de Balqees, Nora Fatehi, Manal e Rahma Riad.

    A Fifa destaca que a atmosfera da música celebra a inclusão inédita de árbitras na competição, na primeira edição do torneio no Oriente Médio.

    O clipe da música traz trechos de imagens de mulheres profissionais da arbitragem em campo.

    Ouça Light the Sky:

    Al Rihla, a bola oficial

    Em março deste ano, a Adidas divulgou a bola oficial que será utilizada na Copa do Mundo 2022. Nomeada Al Rihla — “A Jornada”, em português — a fabricante promete ser a “bola mais rápida e precisa da Copa do Mundo até hoje”.

    Ela foi criada com tintas e colas à base de água, sendo sustentável, e seu design foi inspirado na “cultura, arquitetura, barcos icônicos e bandeira do Catar”.

    Al Rihla, a bola oficial da Copa do Mundo 2022 / Reprodução/Adias

    Ingressos

    Na última segunda-feira (17), o comitê organizador afirmou que 2,89 milhões de ingressos foram vendidos até o momento para o mundial do Catar.

    Os três países com o maior número de compradores são Catar, Estados Unidos e Arábia Saudita.

    O portal de ingressos da Fifa pode ser acessado aqui.

    Entenda também os pacotes disponíveis para a Copa do Mundo 2022.

    Árbitros brasileiros

    Participarão da Copa do Catar 36 árbitros, 69 árbitros assistentes e 24 árbitros de vídeo, segundo o comitê de arbitragem, incluindo, pela primeira vez, mulheres.

    O Brasil será representado por dois árbitros e cinco auxiliares. São eles: Raphael Claus, Wilton Pereira Sampaio, Neuza Back, Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Bruno Pires e Danilo Simon.

    Restrição a bebidas e espaço para consumo de álcool

    O Catar tem controles rígidos sobre o consumo de álcool. Segundo a Reuters, torcedores com ingressos poderão comprar cerveja em partidas três horas antes do início do jogo e até uma hora após o apito final.

    Além disso, o presidente-executivo da organização do torneio disse em uma entrevista à Sky News que haverá áreas para que as pessoas fiquem sóbrias.

    Outro ponto de preocupação para a comunidade internacional é a segurança de pessoas LGBTQIA+, pois a homossexualidade é proibida no país.

    Sobre isso, Al Khater reforçou que “todos são bem-vindo e se sentirão seguros quando vierem ao Catar”.

    Novidades nas regras

    Impedimento semiautomático

    Uma das novidades do torneio é a utilização do impedimento semiautomático. A ferramenta já foi usada em alguns torneios, como o Mundial de Clubes deste ano.

    Segundo a Fifa, ela funciona por meio de um sensor dentro da bola, que ajudará a identificar o momento de contato com algum atleta.

    Além disso, 12 câmeras espalhadas pelo estádio farão a identificação de 29 possíveis pontos de contato, 50 vezes por segundo.

    Em caso de irregularidade, o cruzamento desses dados emitirá um alerta automático para a sala do VAR (árbitro de vídeo), que fará a validação manual. Se confirmado o impedimento, é gerada uma animação 3D detalhando a posição dos atletas envolvidos na jogada.

    Substituições

    Outra novidade em relação às edições anteriores diz respeito ao número de substituições. Neste ano, cada seleção poderá fazer cinco trocas de jogadores durante as partidas. Até então, o limite era de três alterações.

    Para a Copa do Mundo de 2022, cada seleção poderá convocar até 26 jogadores –três a mais do que nas edições anteriores. No máximo 26 pessoas (até 15 reservas e 11 membros da equipe técnica) poderão ficar no banco durante as partidas.

    *com informações da CNN, da Reuters e de Gabriel Ferneda, Giovanna Galvani, Léo Lopes, Lucas Schroeder e Vinicius Tadeu, da CNN.