Fórmula 1: Charles Leclerc conquista pole position para 1ª corrida da temporada

GP do Bahrein está previsto para começar às 12h (horário de Brasília) no domingo; veja a ordem de largada

Giovanna Galvani e Gabriel Ferneda, da CNN, em São Paulo
Piloto Charles Leclerc, da Ferrari, larga na pole position na primeira corrida da temporada 2022 da Fórmula 1  • Mark Thompson/Getty Images
Compartilhar matéria

Charles Leclerc, da Ferrari, irá largar na pole position do Grande Prêmio de Bahrein -- a primeira corrida da temporada 2022 da Fórmula 1, que acontece no domingo (20).

O piloto de 24 anos conseguiu o melhor tempo no treino classificatório deste sábado (19), superando o atual campeão mundial, Max Verstappen, da Red Bull, que larga na 2ª posição. A distância entre os dois foi de 0,123 segundos.

Leclerc será seguido de perto pelo colega de equipe, Carlos Sainz, que larga na 3ª colocação. Em 4ª lugar, virá Sergio Perez, da Red Bull, uma posição na frente do heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes.

Completam o top 10 da corrida, do 6º ao 10º lugar, os pilotos Valteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas), Fernando Alonso (Alpine), George Russell (Mercedes) e Pierre Gasly (Alpha Tauri).

O GP do Bahrein está previsto para começar às 12h (horário de Brasília) no domingo (20).

 

Nova temporada, novos carros

Depois da emocionante disputa pelo título em 2021, que terminou com a vitória e o título de Max Verstappen na última volta do GP de Abu Dhabi, a temporada de 2022 da F1 promete, com mudanças na parte técnica, novo regulamento, novos (e velhos) pilotos, e também com um circuito novo no calendário.

A temporada de 2022 marcará uma mudança considerável na parte técnica e de aerodinâmica dos carros. O objetivo é aumentar as ultrapassagens e promover disputas mais intensas, tornando o espetáculo mais competitivo e atrativo. Os carros de 2022 foram projetados com esse objetivo.

No regulamento anterior, o formato dos carros gerava muita turbulência em alta velocidade, de forma que o piloto que corria atrás perdia parte considerável da pressão aerodinâmica (efeito no qual o formato do carro faz com que o ar empurre o veículo para baixo, aumentando a aderência nas curvas) se comparada com o mesmo efeito no carro que vai a frente. Essa situação prejudicava o competidor de trás na tentativa de ultrapassar.

Veja as principais mudanças para esta temporada:

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais