CNN Esportes

Vasco vence Botafogo, deixa Z4, e briga pelo título do Brasileirão embola de vez

Clássico em São Januário foi decidido por gol de Paulo Henrique

Luccas Oliveira, da CNN, Guilherme Abrahão, Leonardo Parrela, da Itatiaia
Lateral Paulo Henrique marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco contra o Botafogo
Lateral Paulo Henrique marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco contra o Botafogo  • Leandro Amorim/Vasco
Compartilhar matéria

Em clássico com muitos interesses, o Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0, nesta segunda-feira (6), em São Januário, e deixou a zona de rebaixamento na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O gol da partida saiu ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos, em jogada individual do lateral Paulo Henrique, que marcou pela primeira vez com a camisa do Vasco.

O Cruzmaltino chega a 37 pontos e assume, provisoriamente, a 15ª posição. Com isso, o Cruzeiro, que tem um jogo a menos que os adversários, entra na zona de rebaixamento.

Briga pelo título embolada

Por outro lado, o Botafogo viu sua distância na liderança zerar de vez. Com um jogo a menos, o Alvinegro tem os mesmos 59 pontos do Palmeiras, mas lidera a tabela pelo número de vitórias.

O Red Bull Bragantino tem o mesmo número de partidas que o Botafogo, 31, mas está com um ponto a menos. Os times ainda se enfrentam no Brasileirão.

Próximos jogos

O Vasco só volta a jogar no dia 12, diante do América-MG, em São Januário, às 18h30 (de Brasília). O decisivo duelo direto com o Cruzeiro, no Mineirão, foi adiado para o próximo dia 22.

O Botafogo retorna a São Januário, na quinta (9), às 20h (de Brasília), mas agora como mandante, contra o Grêmio. O Nilton Santos está fechado para shows nesta semana.

Como foi o jogo

Nos primeiros 25 minutos de partida, parecia que o Botafogo estava jogando em casa. Com toque de bola envolvente, o Glorioso rondou sem parar o gol do Vasco, que tentava se livrar no chutão.

Porém, o domínio alvinegro não se transformou em bola na rede. O Vasco se segurou bem, e começou a colocar a bola no chão para equilibrar as ações.

A torcida vascaína se levantou com as seguidas disputas de bola que o Cruzmaltino começou a ganhar no meio de campo.

Quem não faz...

Após perder o domínio do meio de campo, o Botafogo se enervou. E o Vasco aproveitou. Em um chute sem direção de Maicon, a bola encontrou Paulo Henrique. O lateral ex-Galo fintou Marçal no domínio, passou por Bastos e bateu de esquerda: 1 a 0.

O gol deixou o Botafogo desnorteado, e a lógica do primeiro tempo se inverteu. Quem errava sem parar era o Glorioso.

Inversão de domínio

Após o gol, o que se viu foi uma avalanche do Vasco contra o gol de Lucas Perri. O Cruzmaltino chegou a ter um gol de Gabriel Pec anulado por posição irregular. Depois, foi a vez de Paulinho cabecear rente à trave.

Vasco controla a vantagem

No segundo tempo, o Botafogo tentou pressionar o Vasco, mas, nitidamente, o psicológico do time, antes imbatível, parece estar abalado. Em quase todas as chegadas ao ataque, os jogadores tomavam a decisão errada.

O Vasco, com a vantagem no placar, foi esperto e catimbou quando pôde, deixando a bola com o pouco criativo Botafogo. Nas bolas alçadas, com Tiquinho e Diego Costa na frente, foi quando o Bota levou mais perigo, mas de nada adiantou.

Artilheiro fora contra o Grêmio

Nada é tão ruim que não posso piorar. Em uma sequência de derrotas, o Botafogo ainda terá o desfalque de Tiquinho Soares, artilheiro do Brasileiro ao lado de Paulinho, do Atlético-MG, fora do confronto. Ele recebeu o terceiro amarelo no clássico.

Vasco 1 x 0 Botafogo

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho (Jair); Gabriel Pec, Erick Marcus (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Carlos Alberto), Philipe Sampaio, Bastos (Diego Costa) e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá (Luís Henrique) e Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio.

Gol: Paulo Henrique, do Vasco, aos 28'/1ºT.

Cartões amarelos: Medel (Vasco); Marçal, Danilo Barbosa, Diego Costa e Tiquinho Soares (Botafogo).

Data e horário: segunda-feira, 6 de novembro de 2023, às 19h (de Brasília).

Local: São Januário, no Rio de Janeiro.

Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).

Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa/PB).

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais