Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Grêmio vence Juventude de virada e é heptacampeão Gaúcho

    Tricolor saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada ainda no primeiro tempo

    Diego Costa comemora gol da virada do Grêmio na final do Campeonato Gaúcho
    Diego Costa comemora gol da virada do Grêmio na final do Campeonato Gaúcho EDU ANDRADE/FATOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Ana Cristina Schwambachda CNNMauri Dornelesda Itatiaia

    O Grêmio é heptacampeão gaúcho! O Imortal venceu o Juventude por 3 a 1 neste sábado (6) e garantiu o sétimo título consecutivo do Campeonato Gaúcho. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, Gilberto abriu o placar para o Juventude e, ainda no primeiro tempo, Cristaldo e Diego Costa viraram para o Grêmio. Na segunda etapa, Nathan Fernandes ampliou para o Imortal, fechando o placar.

    Como o jogo de ida terminou em 0 a 0, uma vitória simples era o suficiente para garantir o título para qualquer um dos times. A última vez que o Grêmio conquistou sete títulos do Gauchão seguidos foi entre 1962 e 1968.

    Mas o tempo para o Tricolor comemorar é pequeno. Isso porque, na terça-feira (9), a equipe de Renato Gaúcho já entra em campo de novo, dessa vez pela Copa Libertadores da América. O Grêmio enfrenta o Huachipato, do Chile, em casa, pela segunda rodada da fase de grupos.

    Já o Juventude agora se prepara para o início do Campeonato Brasileiro. A equipe de Caxias do Sul estreia na competição no próximo sábado (13), contra o Criciúma.

    Gre-Nal divisão de águas para o título

    O time da capital gaúcha fez uma campanha de onze vitórias, contando com a final, três empates e duas derrotas no estadual em 2024. Com um início de campeonato contestado, o Tricolor recuperou seu futebol exatamente após perder o clássico Gre-Nal, na 10ª rodada.

    A derrota para o maior rival foi um divisor de águas para o Grêmio, que fez uma grande atuação já na fase eliminatória, até a conquista da taça, neste sábado (6), sobre o Juventude.

    Primeiro tempo

    A final do Gauchão começou muito apertada. Com pressão dos dois lados, logo aos quatro minutos o Juventude abriu o placar com Gilberto.

    O Juventude queria aumentar o placar rapidamente. Aos sete minutos, Jean Carlos obrigou Caíque a fazer uma grande defesa. Com a pressão do Juventude, o Tricolor teve dificuldade de encontrar espaço. Aos 13 minutos, Gustavo Nunes bateu em cima do goleiro Gabriel, que saiu e segurou a bola.

    Aos 40, o Grêmio reagiu para o jogo. Pavón fez um ótimo cruzamento e Cristaldo aproveitou para empatar e deixar o jogo em 1 a 1.

    Dois minutos depois de empatar, o Grêmio virou o jogo com Diego Costa, fazendo 2 a 1. Pepê cruzou e o atacante aproveitou a chance para marcar.

    Segundo tempo

    A segunda etapa começou com menos pressão do que a inicial. A primeira chance veio aos 15 minutos, quando Gilberto chegou muito perto do gol mas finalizou para fora.

    Aos 19, Diego Costa foi derrubado dentro da área, o árbitro Rafael Klein marcou a penalidade, mas o bandeirinha viu o impedimento.

    Em mais uma grande atuação, aos 22 minutos, Cristaldo quase marcou o seu segundo gol e o terceiro para o Grêmio. O lateral João Pedro cruzou e o meia finalizou, mas o atento goleiro Gabriel defendeu.

    3 a 1 e Campeão!

    Daí para frente, ambas equipes administraram o jogo e a pressão. O ritmo propiciou que os dois técnicos fizessem trocas, uma delas determinante. Aos 33, Nathan Fernandes entrou na vaga de Pavón. O jovem marcou o terceiro gol gremista aos 41 minutos, assinalando a festa do título na Arena, com o placar final de 3 a 1.

    Grêmio 3 x 1 Juventude

    • Grêmio: Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê (Dodi, 27min 2T); Pavon (Nathan Fernandes, 33min 2T), Cristaldo (Du Queiroz, 27min 2T) e Gustavo Nunes (Soteldo, 33min 2T); Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
    • Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Luis Mandaca, 25min 2T) e Jean Carlos (Erick, 33min 2T); Edson Carioca (Rildo, intervalo), Lucas Barbosa (Nenê, 24min 2T) e Gilberto. Técnico: Roger Machado
    • Gols: Gilberto, do Juventude (40min, 1T), Cristaldo, do Grêmio (40min, 1T), Diego Costa, do Grêmio (43min, 1T) e Nathan Fernandes, do Grêmio (41min, 2T)

    Ficha técnica de Grêmio e Juventude

    • Motivo: Final do Campeonato Gaúcho 2024
    • Data e horário: 6 de abril de 2024 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
    • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
    • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
    • Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira
    • VAR: Daniel Nobre Bins

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas