Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça os estádios que vão receber a Copa do Mundo no Catar

    Dentre os oito estádios que abrigarão o Mundial do Catar a partir de 20 de novembro, um deles é primeira construção que pode ser totalmente desmontada após o evento

    Fernanda Pinottida CNN em São Paulo

    A Copa do Mundo de 2022, sediada no Catar, começa no dia 20 de novembro. Oito estádios devem receber os jogos no país, dos quais sete foram construídos para o evento e um foi reformado.

    Todos os estádios foram feitos com a preocupação de não se tornarem “elefantes brancos” após o evento. A maior parte deles pode ter sua estrutura reduzida, alguns devem ganhar outras utilidades e um deles é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após o uso.

    A abertura da Copa do Mundo vai acontecer no estádio Al Bayt, no dia 20 de novembro, pouco antes da primeira partida do torneio, entre Catar e Equador.

    A Seleção Brasileira deve jogar sua primeira partida no estádio Lusail, contra a Sérvia, no dia 24. Depois enfrentará a Suíça no estádio 974, dia 28. E volta ao estádio Lusail para a partida contra Camarões no dia 2 de dezembro.

    A cerimônia de encerramento e a partida final da Copa também devem acontecer no Lusail, que tem a maior capacidade dentre todos, no dia 18 de dezembro.

    Conheça os oito estádios:

    Estádio 974

    O estádio 974 é o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após a Copa. / Divulgação

    O estádio 974 fica à beira-mar, em Doha, na capital do país. Com capacidade para até 40 mil pessoas, foi construído utilizando contêineres marítimos, como forma de homenagear a atividade portuária da cidade. Além disso, 974 também é o código de discagem internacional do Catar.

    É o primeiro estádio da Fifa que pode ser completamente desmontado após o evento e remontado da mesma forma em outro lugar. Seus materiais também podem ser reaproveitados para construir outras estruturas.

    Estádio Al Thumama

    O estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes. / Divulgação

    O design do estádio Al Thumana foi inspirado na “gahfiya” – uma touca tradicionalmente usada pelos homens árabes no Oriente Médio.

    Ele também fica na capital do Catar e tem capacidade para 40 mil torcedores. Os arredores da construção devem ser usados para abrigar um centro poliesportivo, com espaços destinados para quadras de vôlei, handebol, basquete e uma piscina para natação.

    Estádio Khalifa International

    O estádio Khalifa International é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial, e foi reformado para o torneio. / Divulgação

    O estádio, construído em 1976, passou por uma reforma para receber os jogos da Copa do Mundo, mas manteve em sua estrutura os dois arcos que passam por cima da construção.

    É o estádio mais antigo do Catar, fica localizado na capital, e é o único que já existia antes do anúncio de que o país seria sede do campeonato mundial. Após as reformas, tem capacidade para 40 mil pessoas.

    Estádio Ahmad bin Ali

    O estádio Ahmad bin Ali servirá como sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club após a Copa. / Divulgação

    O estádio possui uma fachada brilhante, e fica na cidade de Al Rayyan, há aproximadamente 12 km da capital Doha, ao lado de um deserto. O lugar também deve contar com um conjunto de instalações esportivas.

    O local costumava abrigar o antigo estádio sede do time de futebol Al Rayyan Sports Club. Ele foi demolido para dar lugar à nova construção, que agora abriga 40 mil assentos e seguirá sendo a casa do clube após a Copa.

    Estádio Al Bayt

    O estádio Al Bayt vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro. / Divulgação

    O estádio foi inspirado nas tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar e da região do Golfo Pérsico – chamadas de “bayt al sha’ar”. O lugar tem capacidade para 60 mil pessoas e vai receber a partida de abertura da Copa do Mundo.

    A construção fica na cidade de Al Khor, cerca de 50 km ao norte de Doha. A área do estádio também deve contar com instalações poliesportivas e áreas para andar a cavalo e de camelo. A área deve ser reaproveitada para abrigar diversos comércios depois de 2022.

    Estádio Lusail

    O estádio Lusail receberá a final da Copa do Mundo; seu design foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. / Divulgação

    O design do estádio Lusail foi inspirado nas projeções de luz e sombra das tradicionais lanternas “fanar”. A fachada tenta copiar os desenhos dos recipientes característicos do artesanato árabe e islâmico.

    Com capacidade para 80 mil torcedores, o estádio vai receber a cerimônia de encerramento da Copa. Na cidade de Lusail, a cerca de 20 km da capital Doha, a construção deve ser transformada em um espaço para a comunidade após o torneio.

    Estádio Al Janoub

    O estádio Al Janoub foi inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho. / Divulgação

    Este estádio teve seu projeto inspirado nos barcos “dhow”, veleiros usados tradicionalmente na região do Mar Vermelho para a pesca e a busca por pérolas.

    O design é uma forma de homenagear o passado e a tradição marítima da cidade de Al Wakrah, há cerca de 20 km ao sul de Doha, onde a construção está localizada. Sua capacidade é de 40 mil pessoas.

    Estádio Education City

    O estádio Education City fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades. / Divulgação

    A fachada desse estádio é feita de triângulos que juntos formam padrões geométricos parecidos com diamantes, e que mudam conforme a luz do sol se move durante o dia.

    Com 40 mil assentos, a arena fica na cidade de Al Rayyan, em uma área cercada por universidades, e seu espaço deve ser utilizado como centro esportivo para a comunidade e para os universitários após a Copa.