Presidente de organizada do São Paulo critica postagem de assessora de Anielle Franco: “Racista”
Marcelle Decothé esteve no Morumbi com a ministra da Igualdade Racial no jogo da final da Copa do Brasil
Nesta terça-feira (26), Baby, presidente da torcida organizada Independente, do São Paulo, criticou uma publicação feita por Marcelle Decothé, assessora da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em que critica a torcida do Tricolor durante a final da Copa do Brasil deste domingo, contra o Flamengo.
“Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, sua irmã, Marielle, que foi morta na mão de miliciano, defendendo negro, branco, pobre, todas as causas sociais, deve estar chorando lá em cima no céu. Eu sei que ela é do bem”, declarou.
“Você levou uma racista e preconceituosa para o Morumbi, que falou que a torcida do São Paulo é descendente de europeu, é uma torcida de branco e que o povo paulistano é um povo de m*. Com todo respeito, estou envergonhado. Tenho nojo dessa tal de Marcela”, afirmou o torcedor, em vídeo publicado nas redes sociais, referindo-se à Marcelle, assessora da ministra.
As duas viajaram de Brasília a São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e acompanharam a decisão do torneio no Morumbi, em São Paulo. De acordo com a ministra, em vídeo divulgado nas redes sociais, a ida ao estádio foi para assinar uma ação do governo federal para combater o racismo no esporte. O uso da aeronave gerou críticas nas redes sociais de parlamentares da oposição.
Durante o jogo, a assessora fez uma postagem com críticas aos são-paulinos presentes no estádio. “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… Pior tudo de pauliste”, dizia a publicação.
Baby também pediu que a ministra Anielle Franco mandasse embora do cargo a assessora responsável pela publicação.
“Os últimos três presidentes da torcida Independente foram negros. O São Paulo hoje é o mais popular, é o verdadeiro clube do povo, porque respeita o espaço de cada um. Então, amiga, ministra da Igualdade Racial, um cargo em que a senhorita foi colocada pela fatalidade que ocorreu com a sua irmã, que foi assassinada por miliciano, mande essa nojenta dessa Marcela embora”, disse, mais uma vez, referindo-se à Marcelle Decothé.
O presidente afirmou também que a assessora está sendo processada por torcedores. “Muitos são-paulinos, ou até mesmo [torcedores] de outros clubes, já estão processando-a. Então, consciência, sem querer levar política, dividir o nosso país, esquerda, direita ou centrão. Mais amor, mais união e que vergonha, de verdade”, completou.
Nesta segunda (26), Julio Casares, presidente do São Paulo, informou, em postagem nas redes sociais, que Anielle Franco, entrou em contato e se desculpou pela postagem. O dirigente relatou também ter ouvido da ministra que “medidas serão tomadas”.