
Copa do Nordeste: Bahia vence Ceará com gol no finalzinho e vai à final
Equipes se enfrentaram na noite desta quarta-feira (20), na Fonte Nova, em Salvador (BA)
De olho no quinto título regional, o Bahia recebeu o Ceará, na noite desta quarta-feira (20), na Fonte Nova, em Salvador (BA), pela semifinal da Copa do Nordeste e, diante de 36.602 torcedores, venceu por 1 a 0 para garantir a vaga para a decisão.
O gol de Tiago saiu quase aos 49 minutos do segundo tempo. Everton Ribeiro cruzou da esquerda, e o atacante chegou fechando no segundo pau. A bola passou por todo mundo, e o camisa 77 cutucou para o fundo das redes.
O adversário na decisão vai ser o Confiança, que bateu o CSA pelo mesmo placar. As finais estão previstas para setembro — no dia 3, uma quarta-feira, em Alagoas; e no dia 7, um domingo, na Bahia. A Copa do Nordeste oferece ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.
Primeiro tempo: Bahia pressiona, mas Ceará se segura
Atuando dentro de casa, o Esquadrão de Aço se lançou ao ataque e conseguiu criar logo aos quatro minutos de partida. Arias fez bom cruzamento pela direita e encontrou Ademir, mas o atacante não conseguiu acertar a cabeçada e mandou para fora.
Já aos 18, Willian José, fazendo o pivô, tentou passe, Aylon foi para o corte, a bola subiu e foi na direção de Willian Machado, pegando no braço do zagueiro. A arbitragem mandou o jogo seguir. Na sequência, aos 20, o Bahia fez boa troca de passes, e Ademir recebeu entrando livre pelo lado direito.
Na hora da batida, o atacante acabou escorregando, desperdiçando grande oportunidade. Já aos 30, Ramos Mingo enfiou para Kayky, que tentou dar um toque por cima, mas parou no goleiro Bruno Ferreira. Por fim, aos 43, Ademir rabiscou pelo lado direito e bateu rasteiro, e o arqueiro alvinegro foi buscar.
Segundo tempo: Ceará dá as cartas, mas não cria
A etapa final teve um Ceará assumindo as rédeas no começo e cercando a área de defesa tricolor. Mesmo com amplo domínio, os visitantes não conseguiram criar chances claras. Inclusive, a primeira chance com algum perigo no segundo tempo foi dos donos da casa.
Aos 22, Lucho Rodríguez cobrou falta da entrada da área. A bola até passou por cima da barreira, mas acabou indo parar no meio do gol. Bruno Ferreira se esticou e mandou a bola para escanteio. A partir daí, o Bahia melhorou e, quando os pênaltis pareciam inevitáveis, foi recompensado com gol de Tiago.