CNN Esportes

Especialista vê evolução ao analisar mercado dos clubes: "Não tinham nada"

Eduardo Dias, convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (17), conta que as transformações no futebol incluem cursos, ferramentas e decisões baseadas em dados

Manuella Dal Mas, da CNN
Compartilhar matéria

Durante entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (17), o CEO da Footure, Eduardo Dias, falou sobre a evolução da análise de dados no futebol brasileiro.

O especialista destacou como os clubes ainda não eram estruturados há poucos anos e como a tecnologia tem transformado a gestão de atletas.

A Footure nasceu em 2017 como projeto de podcasts e cursos voltados a fãs e profissionais interessados em estatísticas e análise tática.

Segundo Dias, naquele momento, a ausência de processos e dados era evidente em praticamente todas as equipes.

Quando a gente chegou dentro dos clubes, a gente teve um choque de realidade, porque os clubes não tinham nada. E eu estou falando de gigantes do Brasil. Não tinham nada no sentido de organização, de processos, de base de dados.
Eduardo Dias, CEO da Footure

A empresa, que começou com conteúdo analítico, se consolidou na formação de profissionais e consultoria aos clubes.

Eduardo explicou que a demanda por conhecimento levou à criação da Footure Academy, que forma especialistas por todo o país.

"Naquela época, ainda se pensava muito em análise tática simplesmente, mas hoje já vai para uma abordagem de tecnologia", contou o CEO.

A Footure passou a estruturar departamentos de scouting e lançou o FootLink, sistema que organiza informações de atletas e facilita decisões estratégicas.

Expectativa de crescimento

De acordo com o especialista, hoje, clubes buscam profissionais capacitados para analisar dados e embasar contratações.

Eu te garanto que os profissionais dos clubes de futebol hoje, até porque a gente participa da formação deles, estão sendo absorvidos rapidamente pelos clubes. E é incrível que alguns clubes já querem criar o seu departamento de dados sem muito saber exatamente para que serve, mas isso é um processo cultural que vai crescendo.
Eduardo Dias, CEO da Footure

Eduardo ressaltou que o público jovem, exposto a videogames e esportes americanos, impulsiona o uso de dados nos clubes.

"Os tomadores de decisão querem saber de dados (...) e a margem para crescer ainda é gigante", afirma Dias.

Por outro lado, a adoção de tecnologia ainda esbarra em certo conservadorismo: "Os clubes ainda são muito conservadores, e fazem o que o torcedor espera que se faça."

Eduardo acredita, mesmo assim, que a régua de alcance está atrelada à nova necessidade dos times e que a empresa tem grandes expectativas de crescimento.

Nesse momento, os clubes começam a se estruturar, os clubes começam a identificar o perfil de atletas que eles estão buscando, e, nisso, os dados ajudam muito. Então, essa é a capacidade que a gente tem de crescer, porque os clubes precisam.
Eduardo Dias, CEO da Footure

CNN Esportes S/A

Com Eduardo Dias, CEO da Footure, o CNN Esportes S/A chega à 104ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais