
Bayern de Munique fatura cinco vezes mais que o Flamengo
Equipes se enfrentam neste domingo (29), pelas oitavas do Mundial de Clubes
Bayern Munique e Flamengo se enfrentam neste domingo (29), pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de Clubes, com a alcunha de times mais ricos em seus países.
De acordo com levantamento divulgado este ano pela empresa especializada Deloitte, o Flamengo foi o único brasileiro que apareceu na lista das 30 agremiações com mais receitas no mundo na temporada 2023/2024, com 198,2 milhões de euros, cerca de R$ 1,2 bilhão.
Apesar disso, o abismo financeiro com o Bayern é enorme. O time alemão aparece na 5ª colocação na lista, com 765,4 milhões de euros (R$ 5,3 bilhões), faturando cinco vezes mais que os cariocas.
"O melhor paralelo entre os dois clubes é o fato de que são os que melhor exploram comercialmente sua grandeza em seus países, talvez até em seus continentes. É um duelo de titãs dos negócios do sportainment, algo que dignifica ainda mais essa Copa do Mundo de Clubes", resume Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil.
Abismo
A última temporada foi a segunda maior em faturamento da história do Bayern, que tem nos direitos de transmissão, patrocínios e bilheteria suas maiores fontes de receita.
A diferença do time alemão para seus rivais, no entanto, vem do dinheiro de parcerias comerciais de seus acionistas, cerca de 421,4 milhões de euros. Dentro deste modelo de administração, a associação tem controle de 75% da empresa que comanda o futebol, enquanto os outros 25% são divididos igualmente entre as três principais parceiras do clube: Adidas, Audi e Allianz, com 8,33% cada das ações.
"O Bayern, além de ser uma liderança financeira esmagadora na Alemanha, é um dos mais bem sucedidos em receitas comerciais e de dia de jogo em toda a Europa. É um clube onde os principais patrocinadores são sócios da empresa. O resto fica nas mãos dos sócios-torcedores, o que explica também o sucesso do programa, que dá direito à voto direto para eleger a diretoria do clube, como numa assembleia de acionistas", acrescenta Alexandre.
"O Bayern e o Flamengo são financeiramente dominantes em seus mercados, mas com estruturas distintas. Enquanto o clube alemão tem receitas diversificadas, com forte peso de patrocínios corporativos (como Allianz) e sólido desempenho em competições europeias - financeiramente superior ao cenário sul-americano -, o Flamengo depende mais de audiência massiva (bilheteria, sócio-torcedor e direitos de TV), refletindo o consumo de futebol no Brasil", corrobora Thales Rangel Mafia, Gerente de Marketing da Multimarcas Consórcios.
Flamengo líder no Brasil
Já o Flamengo, no Brasil, também tem entre as principais fontes de receita os direitos de transmissão, os patrocínios e a bilheteria, sendo que R$ 78 milhões dos R$ 118 milhões com a torcida vem do programa de sócio-torcedor.
"A disparidade na venda de jogadores também é notável: o Bayern prioriza retenção de estrelas, enquanto o Flamengo usa o mercado de transferências como receita estratégica. Ambos são potências nacionais e continentais, mas o modelo alemão é mais sustentável e sólido em nível global", aponta Thales Rangel Mafia, Gerente de Marketing da Multimarcas Consórcios.


