
Médico do Flamengo expõe De La Cruz sobre lesão: "Sem a menor condição"
José Luiz Runco abriu o jogo sobre a condição física do uruguaio em uma conversa privada no WhatsApp
Chefe do departamento médico do Flamengo, José Luiz Runco comentou em um grupo privado do WhatsApp sobre a situação física do uruguaio Nicolás De La Cruz. A informação foi obtida inicialmente pelo "ge" e confirmada pela CNN.
Em resposta a um integrante do grupo "Flamengo Barra", Runco criticou a contratação de De La Cruz, relembrou que a chegada foi em outra gestão e revelou que o uruguaio sofre de uma "lesão crônica e irreparável" no joelho.
Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De La Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente.
Segundo apuração da CNN, De La Cruz ficou incomodado com o vazamento da mensagem de Runco. Com contrato até 2028, o meia pode buscar uma saída do rubro-negro ou até uma rescisão amigável, principalmente após as chegadas de Jorginho e Saúl para a posição que ocupa.
Internamente, a postura de Nico De La Cruz é elogiada, e o jogador se coloca a disposição mesmo quando não tem condições de jogo. Foi assim, por exemplo, contra o Bayern de Munique, no Mundial de Clubes.
De La Cruz chegou ao Flamengo em dezembro de 2023 e custou aos cofres do clube cerca de R$ 80 milhões. Na época, ele passou por exames após avaliação feita pela equipe de Marcio Tannure, que comandava o departamento médico na gestão de Rodolfo Landim.
Veja a posição do Flamengo
O Flamengo não comentará declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, normalmente fora de contexto e, em alguns casos, obtidas por meio de condutas criminosas — sejam elas verdadeiras ou não. O clube segue focado em seus objetivos esportivos neste segundo semestre, mantendo o compromisso com um ambiente profissional e responsável.