Após vitória histórica sobre o Brasil, Japão almeja final da Copa do Mundo

Com elenco europeu e confiança renovada, equipe define meta ambiciosa no Mundial de 2026

Michael Church, da Reuters
Compartilhar matéria

A seleção japonesa nunca passou das oitavas de final em uma Copa do Mundo, mas o presidente da Associação Japonesa de Futebol, Tsuneyasu Miyamoto, acredita que o cenário pode mudar em 2026.

Em entrevista à Reuters, o dirigente afirmou que a equipe está confiante e traçou como meta chegar à final do torneio, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.

Miyamoto destacou que o Japão, tetracampeão asiático, tem elenco qualificado e com experiência suficiente para fazer história na primeira Copa do Mundo com 48 seleções.

“Os jogadores estão atuando na Europa, na Champions League, na Premier League, na Bundesliga, e sabem como jogar contra grandes equipes e craques”, disse o ex-capitão da seleção. “Esse tipo de confiança pode mostrar algo novo ao mundo. O que podemos fazer agora é preparar a equipe para chegar onde queremos”.

Primeira seleção a garantir vaga no Mundial de 2026, o Japão conta com nomes consolidados em grandes clubes europeus, como Wataru Endo, do Liverpool, e Ritsu Doan, do Eintracht Frankfurt.

A histórica vitória em amistoso contra o Brasil, no mês passado, reforçou ainda mais o otimismo da equipe.

Desde a estreia em Copas, em 1998, o Japão sempre esteve presente na competição, mas jamais ultrapassou as oitavas de final — fase em que foi eliminado também em 2002, 2010, 2018 e 2022.

Nenhuma seleção asiática chegou a uma final de Mundial; o mais longe que o continente foi ocorreu em 2002, quando a Coreia do Sul alcançou as semifinais como anfitriã.

Miyamoto fez parte da geração de 2002, que foi eliminada pela Turquia nas oitavas, e vê uma evolução significativa desde então. “Precisamos passar das oitavas, mas o time tem confiança para ir além, talvez até a final”, afirmou.

“Vinte anos atrás, não podíamos dizer isso. Dez anos atrás, Keisuke Honda e Yuto Nagatomo já falavam em ser campeões, o que parecia surpreendente na época”.

O técnico Hajime Moriyasu, que comandará o Japão pela segunda vez em uma Copa, também acredita que o grupo ainda não é candidato ao título, mas pode chegar à decisão.

“Nos encontros, ele sempre diz que não somos um verdadeiro candidato a vencer, mas que temos chance de chegar à final”, revelou Miyamoto.

O dirigente acredita que a experiência adquirida no Mundial do Catar, em 2022, será fundamental para o novo ciclo. “Essas experiências são importantes para alcançar outro nível”, disse o ex-zagueiro.

“Alguns jogadores que continuam na seleção podem compartilhar o que aprenderam com os mais jovens durante a Copa. Assim, dividimos o peso e seguimos mais fortes”.

(Edição de Peter Rutherford)

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais