Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Atalanta derruba o invencível Bayer Leverkusen e é campeã da Europa League

    Lookman marcou os três gols da vitória por 3 a 0, que encerrou a invencibilidade de 51 jogos do Bayer

    Bruno Rodriguesda CNN

    Foram 51 partidas sem perder, um título inédito da Bundesliga e o desejo, que parecia próximo da realidade, de completar uma temporada perfeita. O Bayer Leverkusen construiu ao longo de 2023/2024 a imagem de invencível, e, com duas partidas restantes para confirmar a utopia, dava a impressão de que realizaria o feito de permanecer invicto do início ao fim.

    Até que Ademola Lookman apareceu no caminho dos comandados de Xabi Alonso.

    Com três gols, o atacante nigeriano nascido da Inglaterra foi o protagonista da vitória por 3 a 0 da Atalanta sobre os alemães, nesta quarta-feira (22), em Dublin, para dar aos italianos o título da Europa League, a conquista mais importante de seus 116 anos.

    Fundado em 1907, o clube de Bérgamo não levantava uma taça na elite desde 1962/1963, quando foi campeão da Copa da Itália. De lá para cá, venceu apenas edições da Serie B e da Serie C italianas.

    O troféu erguido nesta quarta, na Irlanda, terá para os livros de história os gols de Lookman como destaque, mas também confirma de uma vez por todas o conto de fadas do técnico Gian Piero Gasperini, que aos 66 anos vence um torneio pela primeira vez na carreira de treinador.

    Desde 2016 à frente da equipe nerazzurri, Gasperini já havia levado a Atalanta a um terceiro lugar na Serie A e também às quartas de final da Champions League logo na primeira participação dos italianos no torneio.

    Na temporada 2018/2019, foi vice-campeão da Copa da Itália, feito que repetiu há uma semana, quando viu seu time ser derrotado pela Juventus e novamente chegar perto da glória, mas sem tocá-la.

    Notas Sofascore da final da Europa League 2023/2024 – Sofascore/CNN Brasil

    Diante do (agora não mais) invencível Bayer Leverkusen, a equipe italiana não chegou à decisão da Europa League como favorita. Os 51 jogos sem perder e a conquista da Bundesliga, encerrando a hegemonia de 11 temporadas do Bayern de Munique, davam a Xabi Alonso e seus homens esse status.

    Porém, a Atalanta precisou somente de 12 minutos para mostrar que era séria candidata a encerrar a invencibilidade dos alemães.

    Lookman, em lance de oportunismo, aproveitou cruzamento rasteiro que passou por toda a área do Leverkusen para abrir o placar. Aos 26, o nigeriano ampliou, após erro na saída de bola do Bayer. O atacante deu uma caneta em Granit Xhaka e chutou de fora da área para marcar seu segundo no jogo.

    Já na etapa final, em mais uma boa jogada individual, o jogador de 26 anos invadiu a área e chutou cruzado para anotar o terceiro e fechar a vitória histórica da Atalanta, campeã europeia pela primeira vez.

    O Bayer Leverkusen não terá muitos dias para lamentar a derrota. No sábado (25), o time enfrenta o Kaiserslautern, equipe da segunda divisão, na final da Copa da Alemanha. Uma nova oportunidade de ampliar os feitos de uma temporada que, se não terminou perfeita, também já é histórica.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas