Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Quem é Lookman, herói da Atalanta na final da Europa League

    Atacante nigeriano anotou três gols na final contra o Bayer Leverkusen e entrou para a história da Europa League

    Da CNN

    Herói da Atalanta na final desta quarta-feira (22), contra o Bayer Leverkusen, Ademola Lookman foi o nome do jogo e entrou para a história da competição após anotar os três gols que deram ao clube italiano o inédito título da Europa League.

    Além de derrubar uma invencibilidade histórica dos alemães, Ademola conquistou outra marca. Ele é o primeiro a anotar um hat-trick (três gols) em um final da competição.

    Quem é Ademola Lookman

    O nigeriano começou a carreira em 2015 no Charlton Athletic, da Inglaterra. Após boas atuações na segundona inglesa, rumou para o Everton, onde ficou por dois anos (entre 2017 e 2019).

    Antes de deixar o Everton, Lookman criou desgaste na janela de janeiro de 2018. Os Toffees tinham acordo com Derby County para emprestá-lo, mas o atacante bateu o pé e pediu uma transferência para o RB Leipzig, da Alemanha.

    “Temos alguns acordos, mas ele está inflexível em escolher a Alemanha. Queríamos que ele fosse emprestado na esperança de que jogasse no time titular, mas sua teimosia significa que ele conseguiu o que queria no final”, disse Sam Allardyce, técnico do Everton na época.

    Lookman atuou na equipe alemã entre 2018 e 2022. Neste período, ele chegou a ser emprestado para Fulham e Leicester City, retornando ao futebol inglês.

    Em agosto de 2022, a Atalanta contratou o nigeriano de 26 anos, pagando cerca de 15 milhões de euros ao Leipzig.

    Apesar de defender a seleção africana, Ademola Lookman nasceu na Inglaterra (ele é filho de nigerianos). O atacante chegou a atuar pela equipe inglesa nas seleções de base, onde conquistou o Mundial sub-20 em 2017.

    Ademola Lookman na temporada 23/24

    • 43 jogos (31 titular)
    • 15 gols
    • 8 assistências
    • 63 passes decisivos
    • 13 grandes chances criadas
    • 95 finalizações (33 no gol)
    • 54 dribles certos
    • 50 faltas sofridas
    • Nota Sofascore 7.25

    Dados Sofascore


    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas