CNN Esportes

Eurocopa Feminina: Suíça de Pia Sundhage leva virada da Noruega na estreia

No outro jogo do primeiro dia do torneio, Finlândia superou a Islândia

Da Reuters
Ada Hegerberg e Carolina Graham Hansen se abraçam na comemoração do gol da virada da Noruega sobre a Suíça na estreia da Euro Feminina
Ada Hegerberg e Carolina Graham Hansen se abraçam na comemoração do gol da virada da Noruega sobre a Suíça na estreia da Euro Feminina  • Matthias Hangst/Getty Images
Compartilhar matéria

Anfitriã, a Suíça abriu o placar contra a Noruega, mas acabou derrotada por 2 a 1 em casa na estreia da Eurocopa Feminina de 2025, nesta quarta-feira (3), na Basileia, após marcar um gol contra.

A estrela norueguesa Ada Hegerberg empatou o jogo e ainda desperdiçou um pênalti no segundo tempo.

Comandada pela sueca Pia Sundhage, ex-Seleção Brasileira, as suíças tiveram várias chances para conquistar uma vitória histórica, mas a Noruega resistiu bem e conseguiu sua terceira vitória sobre as anfitriãs por um gol de diferença neste ano.

Após duas derrotas para a Noruega na Liga das Nações, a Suíça dominou os primeiros 45 minutos. Geraldine Reuteler quase abriu o placar aos 24, mas acertou o travessão. Quatro minutos depois, Nadine Riesen balançou as redes.

Suíça começa melhor, mas Noruega vira com pressão e sorte

Riesen aproveitou uma jogada que parecia perdida, chutou cruzado e contou com um desvio na trave antes da bola entrar, levando o público do Estádio St. Jakob-Park ao delírio.

No segundo tempo, o panorama mudou completamente. A capitã Ada Hegerberg apareceu e mudou o rumo da partida.

Pouco participativa na primeira etapa, ela empatou aos 9 minutos do segundo tempo com uma bela cabeçada após escanteio, silenciando os torcedores suíços.

Quatro minutos depois, pressionada por Hegerberg, a zagueira Julia Stierli desviou um cruzamento rasteiro de Caroline Graham Hansen contra o próprio gol.

Reuteler se destaca, mas pênaltis marcam reta final

Reuteler foi o principal destaque suíço, criando boas oportunidades, mas não conseguiu marcar. Aos 25 minutos, ela ainda cometeu o pênalti que Hegerberg desperdiçou.

A Suíça chegou a ganhar um pênalti também, mas a decisão foi revertida após revisão do VAR.

Mesmo pressionada nos minutos finais, a Noruega segurou o resultado e garantiu a vitória fora de casa.

Noruega lidera Grupo A com vitória suada

Com o resultado, a Noruega assume a liderança do Grupo A da Euro Feminina. A Finlândia aparece em segundo lugar após vencer a Islândia por 1 a 0 mais cedo.

A próxima rodada pode ser decisiva para as suíças, que agora precisam reagir para seguir vivas na competição diante de sua torcida.

Standings provided by Sofascore
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais