CNN Esportes

Declaração de Vini Jr. à CNN sobre racismo repercute na Espanha

Jogador falou sobre racismo no país e foi criticado por autoridades e personalidades do esporte

Da CNN Brasil
Vinicius Júnior foi artilheiro do Real Madrid na temporada passada, com 24 gols em 39 jogos
Vinicius Júnior foi artilheiro do Real Madrid na temporada passada, com 24 gols em 39 jogos  • Reprodução/X Real Madrid
Compartilhar matéria

A entrevista de Vinicius Jr. à CNN teve forte repercussão na Espanha. A declaração do jogador sobre o racismo no país repercutiu entre autoridades e personalidades do esporte.

Vini afirmou que “se a situação do racismo na Espanha não mudar antes de 2030, a Copa do Mundo terá que ser em outro lugar”. Espanha, Marrocos e Portugal vão sediar a Copa do Mundo de 2030.

Prefeito de Madrid se manifesta

O prefeito de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, se pronunciou sobre o caso e pediu retratação do brasileiro.

"Espero que retifique imediatamente essas declarações. Todos sabemos que ainda existem episódios racistas na sociedade e que temos de trabalhar arduamente para eliminar esses episódios racistas, mas é profundamente injusto para Espanha e, particularmente, para Madrid dizer que somos uma sociedade racista", afirmou.

Brasileiro ídolo na Espanha critica

Ídolo do Deportivo La Coruña, o brasileiro naturalizado espanhol Donato disse que o atacante do Real Madrid precisa pedir desculpas. 

“Não sei o que aconteceu na vida dele, mas essas declarações são muito fortes. Por que isso não acontece com outros jogadores do seu time? É uma pena que ele diga que a Espanha é racista, ele tem que pedir desculpas”, completou.

Imprensa repercute

O jornal espanhol Mundo Deportivo classificou como a declaração como "explosiva".

"A Federação Espanhola de Futebol, a Câmara Municipal da capital, a comunidade de Madrid e o Real Madrid trabalham há meses para fazer do Santiago Bernabéu o palco da final, e as palavras do brasileiro ressoaram em muitas organizações", publicou o diário.

O jornal Marca, também da Espanha, disse que "a declaração de Vinicius Jr correu o mundo, e o ruído foi tremendo", mas que "nada mudou, e tudo segue o mesmo rumo".

Edu Aguirre, um dos jornalistas da bancada do Chiringuito de Jugones, um dos principais programas esportivos do país, disse: "Dói que um jogador do Real Madrid considere tirar o Mundial da Espanha".

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais