CNN Esportes

Falência? Um dos clubes mais antigos do mundo pede recuperação judicial

Fundado em 1867, Sheffield Wednesday é o lanterna da segundona inglesa

Da Reuters
Jogadores do Sheffield Wednesday abraçados antes de jogo da EFL
Sheffield Wednesday vem passando por problemas financeiros  • Reprodução/Instagram
Compartilhar matéria

O Sheffield Wednesday, time da segunda divisão inglesa , entrou com pedido de recuperação judicial em meio a crescentes problemas financeiros em um dos clubes de futebol mais antigos ainda em atividade, segundo documento judicial divulgado nesta sexta-feira.

A Liga Inglesa de Futebol (EFL) já havia acusado o clube em junho de diversas violações de regulamentos após não pagar os salários dos jogadores em dia.

O Wednesday já havia sido colocado sob embargos de registro nas últimas duas temporadas, tendo recebido uma dedução de seis pontos durante a campanha de 2020-21 por violar regras de lucro e sustentabilidade.

Depois de terminar em 12º na temporada passada, o Sheffield Wednesday está na lanterna da classificação nesta temporada, com seis pontos e apenas uma vitória em 11 jogos.

Com a recuperação judicial, o Wednesday perderá automaticamente 12 pontos, se afundando ainda mais na zona de rebaixamento. A mesma punição foi aplicada ao Derby County em 2021 e resultou no rebaixamento.

A Reuters entrou em contato com o clube para comentar.

Proprietário do Wednesday acusado de violações

Em junho, a English Football League (EFL) também acusou o proprietário do time , Dejphon Chansiri, de fazer com que o clube violasse seus regulamentos, apesar de seu compromisso de financiar suas necessidades de caixa.

O empresário tailandês, que assumiu o cargo no Wednesday em 2015, reconheceu as acusações na época e pediu desculpas a todos ligados ao clube.

David Kogan, novo presidente do Independent Football Regulator (IFR) - órgão público que supervisiona a sustentabilidade financeira dos clubes - disse no início deste mês que os proprietários de clubes considerados inadequados poderiam ser forçados a vender seus times como último recurso.

Em junho, Chansiri declarou estar disposto a vender o clube. A mídia britânica chegou a noticiar que os jogadores e a comissão técnica novamente não haviam recebido os pagamentos em dia.

No mês seguinte, jogadores experientes como Josh Windass e Michael Smith saíram por consentimento mútuo, assim como o técnico alemão Danny Roehl, que mais tarde foi contratado pelo time escocês Rangers.

Antes do início da nova temporada em agosto, a EFL disse que Chansiri deveria continuar financiando o clube para cumprir suas obrigações ou prosseguir com a venda para um comprador financeiramente capaz, pelo valor justo de mercado.

A Unidade de Relatórios Financeiros do Clube (CFRU) da EFL também estava trabalhando em estreita colaboração com o clube para gerenciar o fluxo de caixa e explorar maneiras de garantir que os jogos pudessem ser cumpridos, incluindo a revisão do elenco dentro das restrições financeiras existentes.

A torcida do Wednesday também boicotou a derrota em casa para o Middlesbrough no início desta semana para protestar contra a propriedade do clube. O próximo jogo do time será neste sábado (25) em casa contra o Oxford United.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais