CNN Esportes

Gattuso deve assumir Itália após demissão de Spalletti, confirma Buffon

Ídolo da Azzurra, Gattuso deve ser oficializado como novo técnico da seleção italiana nos próximos dias

Gabriel Teles, da CNN, Trevor Stynes, da Reuters
Gennaro Gattuso será o novo técnico da Itália
Gennaro Gattuso será o novo técnico da Itália  • Bryn Lennon/Getty Images
Compartilhar matéria

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) está prestes a anunciar Gennaro Gattuso como novo técnico da seleção principal, após a saída de Luciano Spalletti. A informação foi confirmada neste sábado (14) por Gianluigi Buffon, chefe da delegação da Itália, durante participação no Campeonato Europeu Sub-21.

“Nós trabalhamos, agora estamos aguardando os detalhes finais”, declarou Buffon à emissora estatal RAI. “O presidente e toda a federação tiveram dias intensos, mas acredito que, no fim, fizemos a melhor escolha.”

A troca no comando técnico acontece poucos dias depois de Spalletti anunciar sua própria saída, um dia após a vitória por 2 a 0 sobre a Moldávia — sua última partida à frente da seleção. A decisão veio na esteira da derrota por 3 a 0 para a Noruega, na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo, resultado que pressionou o treinador e acelerou sua saída após menos de dois anos no cargo.

Gattuso, de 46 anos, é um nome emblemático do futebol italiano. Campeão do mundo em 2006 como jogador, ele soma 73 partidas pela seleção e carrega no currículo passagens como técnico por Milan, Napoli, Valencia e, mais recentemente, Hajduk Split, da Croácia, onde deixou o cargo em comum acordo após um terceiro lugar no campeonato nacional.

A expectativa é que a nomeação oficial ocorra nos próximos dias. Caso se confirme, será a primeira experiência de Gattuso no comando da equipe nacional, em um momento decisivo para a reconstrução da Itália após campanhas irregulares nos últimos ciclos internacionais.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais