
Luto e celebração: homenagem a Diogo Jota marca jogo de Portugal na Euro
Jogador português morreu na madrugada desta quinta-feira (3), após acidente de carro
Tristeza e celebração caminharam lado a lado nesta quinta-feira (3), quando um minuto de silêncio em homenagem ao atacante português Diogo Jota e seu irmão, André Silva, que morreram em um acidente de carro, deu lugar a uma celebração da vida e do futebol no duelo entre Portugal e Espanha pela Eurocopa Feminina.
Apesar da música ensurdecedora habitual antes das partidas, o clima no estádio era de luto. Torcedores portugueses seguravam cartazes em tributo ao jogador de 28 anos e seu irmão. A mensagem mais simples resumia o sentimento de toda a comunidade do futebol: “Obrigado, Diogo Jota”.
“Perdemos um dos nossos. Ele acompanhava de perto as Navegadoras (seleção feminina). Estamos profundamente abalados, faltam palavras. Só podemos dizer que ele jamais será esquecido”, afirmou o técnico de Portugal, Francisco Neto.
Atrás de um dos gols, a torcida portuguesa entoou com força o hino nacional antes de se unir em um impressionante minuto de silêncio, erguendo letras que formavam a frase “Descanse em paz, Diogo Jota”.
Ao chegar ao estádio, o presidente do Parlamento português, José Aguiar Branco, confirmou que o país prestará homenagem oficial aos irmãos:
“Amanhã, na Assembleia da República, votaremos uma moção de pesar que apresentarei em honra à memória desses dois jovens e do legado que deixam ao esporte nacional.”
O silêncio respeitoso terminou com uma salva de palmas espontânea, que se espalhou pelo estádio. Em seguida, os torcedores voltaram a cantar, aplaudir e apoiar as jogadoras que vestem a camisa que Jota honrou em 49 oportunidades pela seleção principal.
Mesmo com um gol espanhol logo aos dois minutos, o entusiasmo da torcida não diminuiu. Para os fãs portugueses, esta noite será lembrada por algo muito maior do que apenas futebol.


