CNN Esportes

Medel bate recorde, mas Venezuela atropela Chile com show de Soteldo nas Eliminatórias

Seleção Vinotinto chegou aos sete pontos e entrou de vez na briga por uma vaga inédita na Copa do Mundo de 2026

Marcel Rizzo, da Itatiaia, Luccas Oliveira, da CNN
Medel e Soteldo se reencontraram após polêmica em Santos 4 x 1 Vasco
Medel e Soteldo se reencontraram após polêmica em Santos 4 x 1 Vasco  • Carlos Parra - Comunicaciones FFCH
Compartilhar matéria

Com um gol do santista Soteldo, que teve ótima atuação, a Venezuela venceu o Chile por 3 a 0, nesta terça-feira (17), pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Apesar da dura derrota, a partida fez de Gary Medel, zagueiro do Vasco, o jogador que mais atuou pela Seleção Chilena, com 160 aparições.

O jogo foi realizado no estádio Monumental de Maturín, na Venezuela, que recebeu mais de 50 mil pessoas. O segundo gol foi marcado por Rondón e o terceiro por Machis, ambos com a participação de Soteldo.

Venezuela nunca jogou uma Copa do Mundo

O resultado consolidou os venezuelanos na zona de classificação para o Mundial, com sete pontos conquistados. São duas vitórias (contra Chile e Paraguai), uma derrota (para a Colômbia) e o empate por 1 a 1 contra o Brasil, na quinta-feira (12), em Cuiabá.

O triunfo colocou momentaneamente a Seleção Vinotinto na terceira colocação na classificação. Após os quatro jogos que ainda movimentarão a rodada, o time deve cair posições, mas não além da sexta, dentro da zona de classificação para a Copa de 2026.

A Venezuela é o único dos dez países filiados à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que jamais disputou uma Copa do Mundo.

Como foram os gols

O gol venezuelano inicial saiu aos 45 minutos do primeiro tempo, após saída errada de bola da defesa chilena. Os donos da casa aproveitaram a bobeada, a bola sobrou para Soteldo dentro da área e ele finalizou à direita do goleiro Cortés.

No segundo tempo, aos 27 minutos, o veterano Rondón, 34 anos e atualmente no River P|ate-ARG, finalizou de dentro da área para marcar. No terceiro, aos 33 minutos, Machis aproveitou boa jogada de Soteldo na ponta para definir o placar.

Chile pode deixar zona de classificação

O Chile ficou na sexta colocação, com quatro pontos, mas pode cair posições e acabar a quarta rodada fora da zona de classificação para a Copa.

Os seis primeiros, após 18 rodadas, estarão no torneio, que será realizado na América do Norte, com EUA, México e Canadá como anfitriões. O sétimo classificado jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais