CNN Esportes

Mundial de Clubes em 2029 poderá ter 48 times após acordo, diz jornal

Segundo o "The Guardian", Fifa e Uefa concordam em aumentar de 32 para 48 times

Jairo Nascimento, da CNN Brasil, São Paulo
Enzo Fernández levanta troféu do Mundial de Clubes
Enzo Fernández levanta troféu do Mundial de Clubes  • Carl Recine - FIFA/FIFA via Getty Images
Compartilhar matéria

A Uefa poderá apoiar a proposta da Fifa de ampliar o Mundial de Clubes de 32 para 48 equipes a partir de 2029. Segundo informação do jornal britânico “The Guardian”, os presidentes das entidades chegaram a um acordo para a ampliação.

Aleksander Ceferin, da Uefa, e Gianni Infantino, mandatário da Fifa, também negociam para que o torneio não seja disputado a cada dois anos, mas sim mantendo o intervalo de quatro anos.

A proposta de tornar o Mundial bienal foi defendida pelo Real Madrid em reuniões com a Fifa, mashá resistência da UEFA e das principais ligas nacionais europeias. Em movimento recente, o clube espanhol também encerrou sua disputa judicial com a entidade continental e formalizou sua saída da Superliga Europeia, aproximando-se novamente do grupo de dirigentes que lidera o futebol internacional, entre eles Nasser al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain.

Segundo o “The Guardian”, a intenção da Fifa é garantir a presença de mais clubes europeus de peso, como Barcelona, Liverpool e Manchester United, ausentes na edição anterior. Infantino reforçou publicamente que trabalha para tornar o evento “maior e mais impactante”.

Porém, há entraves. A Fifa enfrenta questionamentos jurídicos do grupo European Leagues na Comissão Europeia sobre decisões ligadas ao calendário internacional, incluindo o Mundial. 

Os dirigentes europeus avaliam com cautela o impacto financeiro do torneio. Na edição passada, o Chelsea arrecadou cerca de R$ 593 milhões de um total de R$5,5 bilhões distribuídos em premiações, números que evidenciam o peso econômico da competição.

A sede para o torneio ainda não foi escolhida. O Brasil, por meio da CBF, já demonstrou interesse para ser um dos cadidados após a primeira competição que aconteceu nos EUA e teve o Chelsea como o vencedor.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais