
Por que jogos do Mundial de Clubes são paralisados por questões climáticas?
Fifa dá responsabilidade à arbitragem no assunto
Diversos jogos da Copa do Mundo de Clubes já foram paralisados por conta de questões climáticas dos Estados Unidos. As tempestades de raios assolam o país, que vive um verão de muito calor.
Na primeira rodada, Mamelodi Sundowns e Ulsan HD demoraram mais de uma hora, em relação a expectativa inicial, para começarem a partida válida pelo Grupo F. Um dia depois, os mesmos moldes, só que no segundo tempo de Pachuca x RB Salzburg.
Mas, afinal, qual o procedimento da Fifa para paralisar as partidas? A CNN leu o regulamento do Mundial de Clubes e explica.
O que diz a Fifa sobre paralisações no Mundial de Clubes?
No artigo 35 do regulamento, que aborda as regras do jogo, a Fifa explica que as paralisações devem acontecer a qualquer sinal de clima extremo. As decisões, portanto, ficam nas mãos da arbitragem, seguindo as leis do comitê médico.
A entidade não explicita qualquer tipo de prazo para o retorno das partidas.
"Condições climáticas extremas podem justificar a implementação de pausas para resfriamento durante a partida, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Comitê Médico da FIFA e/ou documentados no Manual de Medicina de Emergência do Futebol da FIFA. Tais pausas serão consideradas partida a partida. A responsabilidade pela implementação e controle das pausas para resfriamento é do árbitro"