
Raphinha em quinto na Bola de Ouro surpreende e gera revolta de brasileiros
Cerimônia de premiação da France Football foi realizada nesta segunda-feira (22), no Théâtre du Châtelet, em Paris

A grande surpresa da cerimônia da Bola de Ouro 2025, realizada nesta segunda-feira (22), foi reservada para o atacante Raphinha, do Barcelona e da Seleção. O brasileiro, que despontava como um dos favoritos para levar o prêmio de melhor jogador do mundo, terminou apenas na quinta colocação.
À frente de Raphinha estiveram o grande vencedor Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain-FRA; o companheiro e segundo colocado Lamine Yamal, do Barcelona; o meia Vitinha, do PSG, que ficou em terceiro; e Mohamed Salah, do Liverpool, que terminou em quarto.
A colocação do brasileiro gerou revolta nas redes sociais. Um torcedor escreveu no X: “Raphinha merecia mais. O que aconteceu com Vini Jr na última, aconteceu de novo agora. A Bola de Ouro (ou qualquer prêmio) decidido pelos votos de sei lá quem não apaga a temporada e o que foi feito no campo. E é isso que importa”.
Outro publicou revoltado: “RAPHINHA EM 5 É RIDÍCULO. O QUE ELE JOGOU É ANORMAL”. Mais um escreveu: “QUE CRIME. PRENDAM TODO MUNDO QUE VOTOU. RAPHINHA FORA DO TOP 3”.
Jejum do Brasil
O Brasil segue sem ter um vencedor da premiação há 22 anos. O último havia sido Kaká, em 2007. Do país, também ganharam a honraria Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005).
Raphinha
Na última temporada, Raphinha foi o principal destaque do Barcelona. Em 64 partidas com a camisa blaugrana, o atacante marcou 38 gols e deu 23 assistências.
Ele foi fundamental para o clube nas conquistas do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha. Na Champions League, o Barça caiu nas semifinais, para a Inter de Milão.
