
Real Madrid bate novo recorde e chega a R$ 7,6 bilhões de faturamento
Valor total é quase o dobro das principais equipes do Brasil
O Real Madrid anunciou nesta sexta-feira (18) o faturamento da temporada 2024/25 com um novo recorde: 1.185 bilhão de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 7,6 bilhões. Os números são inéditos na história do futebol, e a conta não inclui o valor arrecadado com a venda de jogadores.
Na temporada 2023/24, o Real Madrid já havia conquistado um feito ao ser o primeiro clube do mundo a superar a marca de um bilhão de euros em faturamento, 10% a menos que essa atual.
De acordo com comunicado do clube merengue, todas as linhas de negócio registraram crescimento, exceto a de transmissão. Afirma que foram notáveis os aumentos nas receitas obtidas em competições, marketing e estádio, e no que diz respeito às competições e amistosos, a receita com a primeira metade da Copa do Mundo de Clubes compensou a queda na Liga dos Campeões.
Abismo com o futebol Brasileiro
Os números do Real Madrid comprovam o abismo com a realidade brasileira. Os quatro times que mais faturaram no país na última temporada - Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, somaram, juntos, R$ 4,2 bilhões - nem a metade do montante conquistado pelo Real Madrid.
Também neste ano, o time espanhol já havia recebido a alcunha de mais valioso do mundo, de acordo com relatório anual da Football Benchmark, avaliado em 5,22 bilhões de libras.
O relatório apontou um crescimento de 116% desde 2016, e destacou o fato do clube ter superado o período de pandemia. Os merengues também foram citados como o único entre os grandes da Europa a registrar lucro líquido acumulado positivo nos últimos dez anos.
"Vai ser difícil desbancar o Rea Madrid desse posto, porque ele segue sendo entre os mais tradicionais clubes, o que segue enfrentando e vencendo, por mais vezes, os clubes que foram adquiridos por bilionários asiáticos e mudaram de patamar nas ultimas décadas", analisa Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil.
“Associar uma marca a camisa mais valiosa do futebol mundial significa alcançar de uma vez só quase todos os cantos do mundo e pegar carona em valores como eficiência, profissionalismo, consistência e liderança”, explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
"O futebol se tornou um negócio cada vez mais rentável. De maneira geral, os clubes entenderam que, quanto mais você investe no produto, maior o retorno. Por isso, a modernização das arenas, o fechamento de acordos comerciais e, principalmente, a montagem de elencos competitivos, fazem com que, anualmente, os faturamentos sejam mais elevados. Não à toa, os times que mais arrecadam são os que têm uma aplicação maior nesses quesitos", explica Claudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management Brasil.


