CNN Esportes

Torcedores israelenses chamam poloneses de "assassinos" e causam indignação

Raków Częstochowa venceu o Maccabi Haifa em jogo da Conference League

Alan Charlish, da Reuters
Manifestação de torcida israelense gera revolta entre poloneses  • Reprodução / Instagram
Compartilhar matéria

Torcedores israelenses exibiram uma faixa com os dizeres “Assassinos desde 1939” durante uma partida contra uma equipe polonesa, na última quinta-feira (14), provocando indignação de autoridades na Polônia.

O presidente polonês afirmou que o gesto ofendeu a memória de cidadãos do país, incluindo judeus, mortos na Segunda Guerra Mundial.

A Polônia foi ocupada pela Alemanha nazista durante o conflito. Na época, o país tinha a maior população judaica da Europa, cerca de 3,2 milhões de pessoas. Quase todas foram assassinadas, muitas em campos de extermínio nazistas. Outros 3 milhões de cidadãos não judeus também morreram sob ocupação.

Disputas históricas sobre a Segunda Guerra e o Holocausto já tensionaram as relações entre Polônia e Israel no passado. Pesquisas apontam a cumplicidade de alguns poloneses na perseguição e morte de judeus, mas muitos rejeitam essas conclusões, alegando que elas mancham a imagem de um país que sofreu enormemente durante o período.

Jogo tenso

A faixa foi estendida por torcedores do Maccabi Haifa, de Israel, ocupando uma fileira inteira de assentos, durante o confronto com o Raków Częstochowa, válido pela Conference League da UEFA. O jogo ocorreu em Debrecen, na Hungria, por questões de segurança.

“O banner escandaloso exibido por torcedores do Maccabi Haifa insulta a memória de cidadãos poloneses — vítimas da Segunda Guerra Mundial, incluindo 3 milhões de judeus”, declarou no X  o presidente Karol Nawrocki, ex-diretor do Instituto da Memória Nacional da Polônia. “Uma estupidez que nenhuma palavra pode justificar.”

O ministro do Interior, Marcin Kierwiński, classificou o episódio como “antipolonismo” e “distorção escandalosa da história da Polônia por vândalos israelenses”, pedindo “forte condenação” do ato.

A embaixada de Israel em Varsóvia também repudiou a faixa: “Não há lugar para tais palavras e ações, de nenhum lado, nem no estádio nem em qualquer outro lugar. Nunca! Esses incidentes vergonhosos não refletem o espírito da maioria dos torcedores israelenses.”

Em campo, o Raków Częstochowa venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação com o placar agregado de 2 a 1.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais