
Luís Castro: como foi o primeiro mês de trabalho do treinador do Grêmio
Comandante português tem início abaixo do esperado, mas segue respaldado pela diretoria

O Grêmio se apresentou para a temporada de 2026 em 2 de janeiro e, após um mês de trabalho, os números mostram algumas questões do trabalho de Luís Castro. O treinador português tem um início abaixo do esperado, mas segue respaldado pela diretoria.
Em sete jogos na temporada, o Grêmio conquistou três vitórias, um empate e perdeu três vezes. Assim, Luís Castro fecha o primeiro mês como treinador do Tricolor com 47% de aproveitamento.
O Imortal marcou 15 gols e sofreu oito neste ano. As goleadas por 4 a 0 sobre o Avenida, na estreia do Gauchão, e por 5 a 0 sobre o São Luiz, pela terceira rodada, elevam o saldo de gols gremista.
No segundo compromisso pelo estadual, o Grêmio foi surpreendido pelo São José e perdeu por 1 a 0 na Arena, em Porto Alegre. O resultado foi considerado um ‘deslize’ normal para um começo de trabalho.
Nos confrontos mais importantes, porém, Luís Castro não conseguiu evitar as derrotas do Grêmio — 4 a 2 no GreNal e 2 a 1 para o Fluminense, este segundo pela estreia na Série A do Campeonato Brasileiro.
A sequência piorou com o empate em 1 a 1 com o Juventude, sofrido no último minuto do duelo realizado no último sábado (31). São três partidas sem vitória do Tricolor, que busca se recuperar contra o Botafogo — nesta quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), pelo Brasileirão.
Números de Luís Castro no primeiro mês de Grêmio
- 7 jogos
- 3 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 47% de aproveitamento
- 15 gols marcados
- 8 gols sofridos
Próximos jogos
- Grêmio x Botafogo (Brasileirão) — quarta-feira (4), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Grêmio x Novo Hamburgo (Gauchão) — sábado (7), às 18h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- São Paulo x Grêmio (Brasileirão) — quarta-feira (11), às 21h30, no Morumbis, em São Paulo



