Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Como Palmeiras evita lesões em sequência de jogos e tem apenas dois atletas machucados

    Abel Ferreira intensifica rodízio no elenco e mostra confiança de que jogadores dão conta do recado; após estreia na Série A, equipe deve passar por novas mudanças

    O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do EC Vitória, durante partida válida pela primeira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, no Estádio Manoel Barradas.
    O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do EC Vitória, durante partida válida pela primeira rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, no Estádio Manoel Barradas. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

    Brenno Costada Itatiaia

    Em um intervalo de 84 dias, o Palmeiras disputou 20 partidas na temporada. A média é de um jogo a cada quatro dias. Ainda assim, o departamento médico do time alviverde está praticamente vazio. Qual o segredo para isso?

    O técnico Abel Ferreira não o esconde. O treinador faz um rodízio no time titular. Sem medo de trocar, desde as finais do Campeonato Paulista, iniciadas no fim de março, o comandante português intensificou as mudanças na equipe de um jogo para outro.

    Ele, inclusive, dá espaço para até para atletas mais jovens da base em confrontos decisivos, como aconteceu com o atacante Estêvão na Copa Libertadores, e, com isso, poupa energia dos atletas.

    “É fazer gestão de energia para jogar na máxima força. É difícil (o calendário), mas temos que acreditar em todos os jogadores, preparar todos para jogar, como foi hoje (domingo). E seguir a toada de proporcionar bons espetáculos, o Palmeiras chama público e ganhar, que é o que queremos”, declarou.

    No último domingo (14), o Palmeiras venceu o Vitória por 1 a 0, no estádio Barradão, pela Série A, seguindo essa lógica do treinador.

    O zagueiro Gustavo Gómez sequer viajou para Salvador. O mesmo aconteceu com o volante Zé Rafael, que ganhou mais tempo para se recuperar de uma virose e de uma lombalgia.

    Além deles, o volante Aníbal Moreno, destaque do time que havia atuado até então em todos o duelos da temporada, também ficou em São Paulo.

    Outros dois jogadores titulares, o lateral-esquerdo Piquerez e o atacante Flaco López começaram a partida no banco de reservas.

    Em contrapartida, o atacante Endrick e o lateral-direito Mayke começaram o duelo, após serem poupados no confronto anterior, quando o Alviverde venceu o Liverpool-URU por 3 a 1, pela segunda rodada da Copa Libertadores.

    Novas mudanças à vista

    Para o confronto desta quarta-feira (17), o Palmeiras enfrenta o Internacional, na Arena Barueri. O técnico Abel Ferreira já prevê novas mudanças na escalação por conta do desgaste físico acentuado pelas condições do gramado do Barradão.

    “Gramado duro, difícil, alto. Prefiro sintético. Vai nos deixar marcas para o próximo jogo. Os jogadores nem força tinham para tirar a roupa. É dar os parabéns aos meus jogadores que aguentaram”, declarou o comandante.

    Dois jogadores no departamento médico

    Com essas trocas constantes medindo o desgaste físico, apenas os atacantes Dudu e Bruno Rodrigues seguem em tratamentos que necessita de cuidados médicos.

    No caso de Dudu, no entanto, o jogador sofreu uma lesão no joelho direito ainda na temporada passada e já se aproxima da reta final do tratamento.

    Em relação a Bruno Rodrigues, o atleta ex-Cruzeiro lesionou o no joelho direito ainda no começo deste ano durante a partida contra a Inter de Limeira, no dia 24 de janeiro, e segue em tratamento.

    Temporada vitoriosa

    Apesar das mudanças constantes na equipe, o técnico Abel Ferreira carrega o trunfo de ser um profundo conhecedor do elenco. No clube desde outubro de 2020, o técnico atravessa mais uma temporada vitoriosa em meio a esse rodízio no time titular.

    Dos 20 jogos disputados até o momento, foram 16 vitórias, três empates e uma derrota sofrida para o Santos na primeira partida da final do Paulistão e revertida no confronto seguinte para confirmar a conquista do tricampeonato estadual consecutivo.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original