
Paraguaios são barrados de usar camisa da seleção no Allianz Parque; veja
Grupo de estudantes do país vizinho precisou vestir a peça do avesso

Um grupo de paraguaios precisou virar as camisas da seleção do país do avesso para participar de um tour no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, na última segunda-feira (6). As informações são do UOL.
O passeio reuniu mais de 45 integrantes do Centro de Capacitação Técnica Fernando de la Mora. Parte deles usava camisas da seleção paraguaia.
Válido lembrar que o Palmeiras tem dois atletas do país no elenco: Gustavo Gómez e Ramón Sosa.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a administração do Allianz Parque, o grupo foi informado com antecedência sobre a proibição do uso de camisas de clubes e seleções durante o tour, regra definida junto ao Palmeiras.
“Em prol da segurança das áreas do Allianz Parque, não será permitida a entrada de clientes portando camisas e/ou objetos com alusão a times nacionais, sul-americanos, internacionais e torcidas organizadas”, dizia o texto.
A organização afirmou que chegou a oferecer outras camisas aos estudantes, que teriam se recusado. A diretora do Cetec, Rossana Servin, deu uma versão diferente.
“Nos sentimos muito mal porque é um orgulho ser paraguaio. (...) Não nos ofereceram outra camiseta. As alternativas eram tirarmos a camisa ou colocá-la do avesso. É uma mentira o que eles têm falado”, disse Rossana ao UOL.
Os estudantes gravaram um vídeo enviando uma mensagem a Gómez e Sosa.
Ver essa foto no Instagram
Repercussão internacional
Segundo Rossana, eles precisaram pedir autorização ao guia do tour para exibir a bandeira do Paraguai.
O caso repercutiu no país vizinho. Enrique González, membro do Cetec, citou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
“Nos deixa um pouco mais chateados porque a presidente desta instituição é famosa por lutar contra o tema da discriminação e outras coisas mais”, afirmou ao América Paraguay.
Mudança de protocolo
Em nota, o Allianz Parque informou que o episódio levou à revisão dos protocolos.
“Diante deste episódio, os protocolos foram revistos e a utilização de camisas de clubes de futebol estrangeiros e de seleções passarão a ser permitidas durante o tour”, disse o pronunciamento oficial.
O Allianz Parque afirmou ainda que o passeio ocorreu de maneira “cordial e respeitosa” e destacou que, em 2025, já recebeu quase dois milhões de pessoas em visitas à arena.


