
Gabigol passa Luizão e é o maior artilheiro brasileiro da Copa Libertadores
Atacante abriu o placar para o Flamengo contra o Racing, na Argentina

Na Libertadores, Gabriel Barbosa é, definitivamente, o Gabigol. Ao abrir o placar para o Flamengo contra o Racing, nesta quinta-feira (4), o atacante se tornou o maior artilheiro brasileiro da história da competição, com 30 gols.
Até a bola rolar na Argentina, o jogador estava empatado com o atacante Luizão, que foi campeão da Libertadores com Vasco (1998) e São Paulo (2005). Gabigol também tem dois títulos, ambos pelo Flamengo, em 2019 e 2022.
Minutos antes, Gabriel tinha perdido uma chance clara, na pequena área. O gol saiu em belo jogada ensaiada por Jorge Sampaoli, na qual o chileno Pulgar bateu falta para trás e Gabigol, sozinho na entrada da área, bateu de esquerda, sem chances para Gabriel Arias.
O jogo terminou em 1 a 1, com o Racing empatando na segunda etapa.
Com 26 anos, o jogador do Flamengo tem tudo para aumentar sua artilharia brasileira na competição. Em atividade, apenas os companheiros de time Bruno Henrique (19 gols) e Pedro (18), além de Rony (18), do Palmeiras, estão relativamente próximos de alcançá-lo.
Maiores artilheiros brasileiros da Libertadores
- Gabigol - 30 gols
- Luizão - 29 gols
- Fred e Palhinha - 25 gols
- Célio Taveira - 22 gols
- Jairzinho - 21 gols
- Bruno Henrique, Guilherme, Ricardo Oliveira - 19 gols
- Marcelinho Carioca, Pedro, Rony, Sérgio João e Tita - 18 gols
O maior artilheiro da história da Libertadores é Alberto Spencer, do Equador, que fez 54 gols entre 1955 e 1972, atuando por Everest-EQU, Peñarol-URU e Barcelona de Guayaquil-EQU.
Veja o ranking geral:
- Alberto Spencer (EQU) - 54 gols
- Fernando Morena (URU) e Pedro Rocha (URU) - 37 gols
- Daniel Onega (ARG) - 31 gols
- Gabigol (BRA) e Julio Morales (URU) - 30 gols
Kit para comemorar o marco
Para eternizar a conquista, o staff do atleta lançou produtos que carregam o marco. Intitulado “Maior artilheiro brasileiro da América”, o kit conta com uma 10 do Flamengo autografada pelo atacante, um patch especial com a marca do jogador, além de uma almofada e dois copos personalizados do ídolo.
Veja imagem
