Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    O “conto de fadas” de Joselu, atacante que virou sensação na Espanha aos 33 anos

    Jogador estreou na seleção espanhola este ano, tem três gols em três jogos e deve ir para o Real Madrid

    Joselu celebra gol da vitória contra a Itália, pela semifinal da Liga das Nações da Uefa 2023
    Joselu celebra gol da vitória contra a Itália, pela semifinal da Liga das Nações da Uefa 2023 Rene Nijhuis/BSR Agency/Getty Images

    Rafael Serrada CNN

    A Espanha se garantiu na final da Liga das Nações na Uefa ao superar a Itália por 2 a 1, com um gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo. O autor do tento foi Joselu, um atacante que até pouco tempo atrás era considerado do segundo escalão no país, mas que tem surpreendido e se destacado desde que estreou pela Fúria, no início do ano.

    José Luis Sanmartín Mato estreou pela seleção espanhola em março, na semana em que completou 33 anos de idade. E logo no primeiro jogo, balançou a rede duas vezes na vitória por  3 a 0 contra a Noruega, pelas eliminatórias da Eurocopa. Detalhe: entrou em campo aos 36 do segundo tempo.

    Nesta quinta (15), o atacante do Espanyol entrou em campo aos 39 da etapa final, e precisou de apenas três minutos para decidir o jogo que deu à Espanha a vaga na final da Liga das Nações, a segunda consecutiva.

    Andarilho da bola

    Desde que se profissionalizou, em 2008, Joselu vestiu a camisa de 13 times, sendo dois deles equipes B de times espanhóis. Há um ano, assinou por três temporadas com o Espanyol, de Barcelona. E a adaptação foi rápida. O atacante marcou 16 gols em La Liga e ganhou o Troféu Zarra, que premia o atacante espanhol com mais gols na primeira divisão do país. Ainda assim, não conseguiu evitar o rebaixamento do time catalão.

    Novo capítulo para sonho interrompido no Real

    Joselu ao lado de Cristiano Ronaldo e Adebayor, pelo Real Madrid, em 2011
    Joselu ao lado de Cristiano Ronaldo e Adebayor, pelo Real Madrid, em 2011 / Denis Doyle/Getty Images

    A competente trajetória pelo time de Barcelona chamou a atenção do Real Madrid, onde Joselu tem uma história em aberto. O jogador foi contratado pelos merengues em 2009, mas praticamente só atuou pelo time B do clube, o Real Madrid Castilla. Pela equipe principal, o desempenho não foi ruim. Longe disso. Em dois jogos, foram dois gols marcados. Mas após não receber novas oportunidades, o jogador acabou deixando o clube rumo ao futebol alemão.

    No entanto, segundo os jornais “Marca” e “As”, essa história interrompida tem tudo para ganhar um novo capítulo. O atacante teria um acerto para retornar aos merengues por empréstimo de um ano.

    A princípio, o Joselu seria incorporado para compor elenco, substituindo a saída do reserva Mariano Díaz. Mas a inesperada saída de Benzema pode fazer com que o espanhol receba mais oportunidades que o esperado anteriormente. E ele tem mostrado que sabe aproveitar esses momentos.