Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Olimpíada: Prefeita de Paris anuncia data em que mergulhará no Rio Sena

    Qualidade da água ainda é uma preocupação às vésperas dos Jogos Olímpicos

    Prefeita de Paris, Anne Hidalgo anunciou data do mergulho no Rio Sena
    Prefeita de Paris, Anne Hidalgo anunciou data do mergulho no Rio Sena Chesnot/Getty Images

    Da CNN

    A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (19) a data em que ela deverá fazer o prometido mergulho no Rio Sena, onde acontecerá a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris 2024.

    De acordo com Hidalgo, o mergulho será realizado “no dia 15, 16 ou 17 de julho, ou até na semana seguinte a depender do tempo”, afirmou.

    A qualidade da água do Sena ainda é uma preocupação às vésperas dos Jogos Olímpicos.

    Em abril, a ONG francesa Surfirider, focada na proteção de oceanos, alertou que o rio se encontra em um estado alarmante.

    Junto ao Eau de Paris, laboratório que presta serviços à prefeitura de Paris, e à Analy-Co, auditoria especializada em meio ambiente, a ONG colheu amostras no Sena por sete meses, entre as pontes Alma e Alexandre III, nos locais exatos dos eventos da Olimpíada.

    O resultado revelou que há uma taxa excessiva de contaminantes, incluindo as bactérias fecais Enterococcus spp. e Escherichia coli, que estão com concentrações duas a três vezes maiores do que os padrões aceitáveis para nado.

    As chuvas são o principal fator de poluição do Rio Sena. Quando chove muito, o rio absorve o excesso de esgoto para que a cidade não sofra com enchentes. E os três primeiros meses de 2024 estiveram entre os mais chuvosos da região de Paris nos últimos 30 anos.

    As obras de despoluição totalizam um investimento de 1,5 bilhão de euros e se dividem em três frentes: a construção de grandes túneis e reservatórios para recolher a água da chuva, que é o principal foco; ligar casas antigas ao sistema de coleta de esgoto; e orientar donos de barcos a levar dejetos para pontos de tratamento instalados no Sena.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas