Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Skate: Brasil define 12 classificados para Olimpíada de Paris; veja lista

    País garantiu presença máxima nas duas categorias olímpicas da modalidade

    Augusto Akio garantiu classificação para os Jogos Olímpicos de Paris
    Augusto Akio garantiu classificação para os Jogos Olímpicos de Paris Divulgação/CBSk | Julio Detefon

    Tiago Medeirosda CNN

    Encerrado neste domingo (23) em Budapeste, na Hungria, o Olympic Qualifier Series (OQS) definiu os últimos classificados do skate para os Jogos Olímpicos de Paris, e o Brasil conseguiu garantir 12 atletas — presença máxima — nas disputas da modalidade na França.

    O evento teve início na quinta-feira (21) e foi a segunda de duas etapas do torneio classificatório final para a Olimpíada, reunindo, além do skate, as competições de break dance, ciclismo — que reservou a classificação inédita de Gustavo “Bala Loka” a Paris — e escalada.

    Skatistas brasileiros classificados à Olimpíada

    • Dora Varella
    • Isadora Pacheco
    • Raicca Ventura
    • Gabriela Mazetto
    • Pâmela Rosa
    • Augusto Akio
    • Luigi Cini
    • Pedro Barros
    • Felipe Gustavo
    • Giovanni Vianna
    • Kelvin Hoefler
    • Rayssa Leal (já estava garantida após vencer uma das provas da primeira etapa pré-olímpica em Xangai, na China)

    Em Budapeste, os brasileiros competiram nas provas de skate park e skate street, e confirmaram a presença de três atletas do país — o limite das competições — em cada modalidade, tanto nas disputas femininas quanto nas masculinas.

    Skate Park Feminino

    Logo no primeiro dia de pista, Dora Varella e Raicca Ventura passaram pela fase preliminar e já carimbaram seus passaportes para a França nas disputas do skate park feminino.

    Na sequência do classificatório, Dora acabou parando na fase semifinal, com um 14º lugar e sua melhor nota sendo 79.12, enquanto Raicca avançou até a final e terminou o torneio na 6ª colocação, cravando 85.93 como sua pontuação mais alta.

    A terceira vaga ficou com Isadora Pacheco e foi definida apenas no sábado (22), já que a skatista não passou da primeira prova e teve que aguardar o resultado de Yndiara Asp — que terminou a competição no 16° lugar da semifinal — antes de comemorar sua classificação olímpica.

    Skate Park Masculino

    Já na sexta-feira (21), foi definido o trio brasileiro que representará o país no skate park masculino em Paris, composto por Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros.

    Medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, Pedro não passou da fase classificatória e conquistou a vaga olímpica através da pontuação que o 24° lugar lhe trouxe.

    Por outro lado, Luigi terminou a competição no 12° lugar da semifinal, com 79.40 de melhor pontuação, e Augusto foi além, conquistando a 5ª posição na final, com 90.48 de nota máxima na bateria decisiva.

    Skate Street Feminino

    O segundo dia de competições também trouxe a confirmação das duas últimas vagas para o Brasil nas provas olímpicas do skate street feminino.

    Apesar de Gabriela Mazetto e Pâmela Rosa terem parado na fase preliminar, as duas skatistas garantiram seus lugares em Paris com suas pontuações na prova inicial.

    Enquanto Gabi terminou a competição no 30º lugar, com 37.66 como sua melhor nota, Pâmela fechou sua participação no 20° lugar, alcançando 49.53 como pontuação máxima.

    Como já citado, Rayssa Leal nem precisou disputar as provas na Hungria, uma vez que foi campeã da bateria final na primeira etapa do classificatório olímpico e desde então já possui pontuação suficiente para garantir seu lugar em Paris.

    Skate Street Masculino

    Fechando as classificações brasileiras para a França, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler se garantiram nas provas do skate street masculino.

    Entre os três skatistas, Kelvin conseguiu o melhor resultado disputando a bateria final neste domingo (23) e fechando sua participação com um 8° lugar, além da pontuação total de 178.62.

    No caso de Giovanni e Felipe, o primeiro se garantiu no torneio olímpico com sua pontuação após o 24º lugar na fase preliminar, enquanto o segundo precisou aguardar a performance de Felipe Mota — que parou na 11ª colocação da semifinal — antes de saber que o 20º lugar na bateria inicial foi suficiente para colocá-lo na Olimpíada.

    Brasil vai com três medalhistas olímpicos

    Entre os 12 brasileiros que disputarão as provas de skate em Paris, vale lembrar que teremos três medalhistas olímpicos – Kelvin, Rayssa e Pedro – além de quatro atletas que participarão dos Jogos Olímpicos pela primeira vez: Augusto, Gabriela, Luigi e Raicca.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas