Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Triatletas são hospitalizados após nadarem no rio Sena; Bélgica desiste de prova

    Belga Claire Michel passou mal e não teve condições de competir

    Anne Claire Stapleton, Issy Ronald e Kyle Feldscherda CNN

    Pouco depois da desistência da Bélgica de participar da prova do triatlo de revezamento misto na Olimpíada de Paris, o triatleta suíço Adrien Brifford também não poderá disputá-la após sofrer uma infecção gastrointestinal.

    A prova do triatlo de revezamento misto aconteceu nesta segunda-feira (5), com o polêmico nado no rio Sena como uma das etapas, e teve o Time Brasil terminando a prova em oitavo lugar. A Alemanha conquistou o ouro, com tempo total de 1h25m39s, enquanto os Estados Unidos ficaram com a prata e a Grã-Bretanha, com o bronze.

    A Bélgica confirmou que a triatleta Claire Michel foi infectada pela bactéria E.coli após nadar no Sena. Ela está hospitalizada há quatro dias.

    Presente em águas poluídas, a E.coli pode causar infecção, que tem como sintomas mais comuns as fortes cólicas abdominais e diarreia com sangue.

    Suíça não confirma infecção por E.coli

    Por conta da doença, toda a equipe da Bélgica se retirou da disputa. Já o diretor médico da Suíça, Hanspeter Betschart, declarou que ainda não há confirmação de que a infecção gastrointestinal de Brifford esteja relacionada à qualidade do Sena.

    Brifford nadou no Sena na última segunda-feira (29), durante a prova do triatlo masculino, e terminou na 49ª colocação.

    Embaixada francesa nega infecção de atletas

    Após a repercussão do caso, a Embaixada da França no Brasil contestou as informações apuradas e publicadas pela CNN Internacional.

    Na última quarta-feira (7), a entidade afirmou  no X (ex-Twitter) que a próprio atleta esclareceu em suas redes sociais que que não foi infectada pela bactéria E. Coli.

    Leia o posicionamento da embaixada:

    *Hoje de manhã, a própria triatleta belga Claire Michel desmentiu em suas redes sociais a informação de que ela teria sido infectada pela bactéria E. Coli.

    Seus exames de sangue revelaram que ela foi vítima de um vírus, desmentindo assim os rumores de que a água do Sena teria sido a causa de sua doença.

    Além disso, o Comitê Olímpico e Interfederal da Bélgica emitiu um comunicado à imprensa esclarecendo o estado de saúde da atleta Claire Michel, e corrigindo informações errôneas publicadas anteriormente na imprensa e nas redes sociais.

    A decisão de manter as provas de triatlo em 31 de julho foi tomada após o aval da federação internacional de triatlo, World Triathlon, que emitiu seu parecer com base nos testes de verificação da qualidade da água, cujos resultados foram considerados conformes.

    As análises mostraram níveis de E.Coli bem abaixo do limite estabelecido pelas federações esportivas (entre 192 e 308 UFC/ml vs. 1.000 UFC/ml)”.

    Entenda a polêmica

    As competições do triatlo seguiram em Paris mesmo após preocupações por conta da qualidade da água do rio Sena. A prova masculina chegou a ser adiada por falta de liberação dos especialistas, inclusive.

    A condição foi piorada por conta das fortes chuvas que atingiram Paris no primeiro fim de semana de disputa da Olimpíada, o que afeta a qualidade da água.

    Sessões de treinamento às vésperas da competição foram canceladas após uma testagem no Sena apontar que a água não estava segura para os atletas.

    Apesar disso, a prova do triatlo de revezamento misto está confirmada para esta segunda-feira.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos