Brasil vence o primeiro título na história da Copa do Mundo de esqui alpino

Lucas Pinheiro Braathen conquistou triunfo inédito na modalidade em Levi, na Finlândia

Aadi Nair, da Reuters
Compartilhar matéria

Lucas Pinheiro Braathen conquistou, neste domingo (16), a primeira vitória do Brasil na história da Copa do Mundo de esqui alpino. O feito ocorreu na prova de abertura da temporada, em Levi, na Finlândia.

Braathen, que trocou a bandeira da Noruega pela brasileira no ano passado, terminou a primeira descida com 0s41 de vantagem e confirmou o resultado na segunda prova, assegurando o topo do pódio sem erros.

O francês Clément Noël, campeão olímpico do slalom, ficou com a segunda posição, 0s31 atrás do brasileiro. A torcida local no resort do Círculo Polar Ártico também fez festa com o terceiro lugar do finlandês Eduard Hallberg.

"Essa vitória é muito mais pessoal do que uma vitória para o atleta que sou. É uma vitória para mim, para mim mesma, para as escolhas que fiz e para o propósito que tenho", disse Lucas.

Para o atleta, ouvir o hino nacional brasileiro em uma pista de esqui ao norte do Círculo Polar Ártico foi uma experiência inesquecível.

"Não consigo descrever o que estou sentindo", começou.

"Essa é uma música que eu ouvia desde criança, durante os jogos de futebol americano, que me inspirou a começar a praticar esportes, e agora poder ser o motivo pelo qual essa música toca em uma ocasião de sucesso, representando a mesma nação onde desenvolvi meu amor pelo esporte, é como fechar um ciclo. E eu estou muito orgulhoso", finalizou.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais