
Carlsen tem ataque de fúria e dá tapa em câmera no Mundial de Xadrez
Astro do xadrez mostrou irritação após derrota no Catar; esta não é a primeira vez que ele se envolve em polêmica

Magnus Carlsen afastou uma câmera após perder para Vladislav Artemiev no Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE, no Catar.
Este foi mais um episódio recente do ex-campeão mundial deixando transbordar sua irritação.
Carlsen, campeão mundial entre 2013 e 2023, teve um segundo dia frustrante no campeonato em Doha. No sábado (27), ele empatou com Maxime Vachier-Lagrave antes de ser derrotado por Artemiev.
Quando um fotógrafo seguiu Carlsen enquanto ele saía furioso do local, o norueguês afastou a câmera com um empurrão (veja no vídeo abaixo).
👀👀👀
🇳🇴 Magnus Carlsen lost to Vladislav Artemiev in Round 7 of the FIDE World Rapid Championship in Doha.#RapidBlitz pic.twitter.com/R52fPBjUYz
— International Chess Federation (@FIDE_chess) December 27, 2025
O astro do xadrez também chamou a atenção ao bater com o punho na mesa após perder para o campeão mundial Gukesh Dommaraju no torneio Norway Chess 2025.
No ano passado, ele também abandonou brevemente o Campeonato Mundial de Xadrez em Nova York, quando a FIDE, entidade que rege o xadrez, o proibiu de participar de uma rodada por estar usando calça jeans.
A FIDE não planeja tomar nenhuma medida contra Carlsen pela explosão do norueguês neste sábado, mas analisará o incidente caso uma queixa seja apresentada, disse o CEO Emil Sutovsky à Reuters.
Apesar da derrota, Carlsen ainda está na disputa pelo título do campeonato e ocupa a segunda posição, empatado com Alexey Sarana, Yagiz Kaan Erdogmus e Nodirbek Abdusattorov, com sete pontos.
Artemiev e Hans Niemann dividem a liderança na categoria aberta com 7,5 pontos.


