CNN Esportes

Escalador morre aos 23 anos em acidente no Parque Nacional de Yosemite

Balin Miller sofreu acidente fatal durante tentativa de escalar El Capitan pela rota "Sea of Dreams". Jovem era figura conhecida na comunidade de escalada

George Ramsay, da CNN
Ballin Miller morre em escalada no parque Yosemite
Ballin Miller morre em escalada no parque Yosemite  • Dylan Miller/AP
Compartilhar matéria

O escalador americano Balin Miller morreu aos 23 anos durante uma escalada no Parque Nacional de Yosemite, conforme confirmou sua mãe na quinta-feira.

Miller tentava alcançar o topo do El Capitan, a icônica parede de 900 metros que se ergue do vale de Yosemite, pela rota "Sea of Dreams" quando o acidente ocorreu, escreveu Jeanine Moorman – mãe de Miller – em um post no blog do VIRR, empresa familiar de equipamentos outdoor.

"Isso é impensável", escreveu Moorman em homenagem ao filho. "Neste momento, ainda não sabemos todos os detalhes. O que sabemos é que o mundo perdeu uma alma extraordinária, e nossos corações estão despedaçados."

Moorman descreveu seu filho como alguém que tinha "um toque da energia selvagem de Robin Williams. Estratégico, curioso e eternamente brincalhão, ele levava luz por onde passava."

El Capitan é um destino popular entre escaladores de grandes paredes, mais conhecido por ser o local do documentário vencedor do Oscar "Free Solo", no qual Alex Honnold escalou a face rochosa sem cordas.

Segundo Moorman, Miller tinha esperança de liderar uma rota em Yosemite, tendo recentemente completado uma viagem de escalada em gelo e alpinismo em seu estado natal, o Alasca.

Figura popular na comunidade de escalada, Miller costumava transmitir ao vivo algumas de suas escaladas no TikTok e era carinhosamente conhecido como "cara da barraca laranja" devido ao seu equipamento de camping chamativo.

Ele frequentemente usava glitter prateado nas maçãs do rosto durante as escaladas, um visual que ele comparou a "um guerreiro se maquiando antes de ir para a batalha" em uma entrevista à revista Climbing no início deste ano.

De acordo com Moorman, Miller foi introduzido à escalada por seu pai ainda jovem. Seus primeiros anos no esporte foram passados nas montanhas do Alasca, antes de partir para "paredões e cordilheiras ao redor do mundo, vivendo uma vida nômade em busca de aventura", disse Moorman.

"Balin era cheio de vida – um verdadeiro espírito livre no coração", ela acrescentou.

"Ele vivia de forma simples, frequentemente em seu Prius prateado, juntando uma renda modesta para sustentar sua maior paixão: a escalada."

Em junho, Miller completou o que é considerada a primeira escalada solo pela rota Slovak Direct no Monte McKinley no Alasca, o pico mais alto da América do Norte, também conhecido como Denali.

A morte de Miller ocorreu no primeiro dia da paralisação do governo federal, quando muitos parques nacionais corriam o risco de fechar ou ter serviços limitados para visitantes.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
InternacionalVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais