
Novo Phelps? Gustavo Borges projeta futuro da natação mundial
Durante entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (7), ex-nadador destacou desafios e citou ascensão do francês Leon Marchant
A trajetória de Michael Phelps, maior medalhista da história olímpica, continua sendo referência quando se discute o futuro da natação.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o medalhista olímpico Gustavo Borges analisou se é possível surgir outro atleta com desempenho semelhante.
Segundo Borges, é cedo para qualquer comparação.
Em termos de número de medalhas, você tem que esperar umas três Olimpíadas de alguém já construindo para você falar que tem possibilidade (de alguém fazer o que o Michael Phelps fez). Em termos de títulos e a grandiosidade que ele fez, acho que com duas Olimpíadas você pode ter isso.
O ex-nadador destacou que parte da hegemonia de Phelps está relacionada à força da equipe norte-americana.
“Michael Phelps tem número de medalhas altíssimo, também porque ele é americano e ele tem revezamento”, explicou.
Novo Phelps?
Nesse cenário, Gustavo Borges apontou a ascensão de Leon Marchand, francês de 22 anos, como um nome a ser observado.
O nadador tem acumulado resultados expressivos, incluindo recordes mundiais recentes.
Relembrando conversa com Bob Bowman, treinador de Phelps e Marchand, Borges contou a forma como o técnico descreveu o jovem atleta.
“Michael Phelps, ele é bom, só que não sabia nadar peito. Esse (Leon) é bom e sabe nadar peito, então vai virar um monstro”, afirmou.
Para Borges, a projeção é promissora, mas a dimensão alcançada por Phelps pode não se repetir.
Um atleta incrível, o Leon Marchand. Então tem possibilidade, mas você precisa ser muito longevo. Eu não sei se a gente vai ver 28 medalhas olímpicas de novo.
Na entrevista, o ex-nadador contou os desafios da transição de carreira para deixar de ser atleta e se tornar um empresário, além de avaliar o cenário esportivo no Brasil e projetar chances da natação brasileira nas Olimpíadas de 2028.
CNN Esportes S/A
Com Gustavo Borges, medalhista olímpico, o CNN Esportes S/A chega à 107ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.


