
Olimpíadas de 2028: Gustavo Borges projeta chances da natação brasileira
Durante entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (7), ex-nadador citou transição e avaliou nomes como Ana Marcela, Guilherme Costa e Caribé

O medalhista olímpico Gustavo Borges analisou as chances da natação brasileira para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (7), o ex-nadador afirmou que a natação brasileira chega a Los Angeles com chances reais de pódio.
Para Gustavo, o país vive um período de mudanças importantes nas modalidades aquáticas.
“A gente tem um momento aí de transição, tanto em águas abertas quanto na piscina”, destacou.
Nesse cenário, Borges apontou nomes que podem ser decisivos no próximo ciclo olímpico.
Rainha nas águas abertas
Um deles é Ana Marcela Cunha, campeã em Tóquio, que segue em atividade.

Ver o que a Ana Marcela vai fazer em águas abertas nos próximos anos. Ela continua ativa e a gente torce por ela, uma medalhista de ouro olímpica que tá presente aí. Acredito que ela vai estar presente nas próximas Olimpíadas.
Chances reais nas piscinas
Além das águas abertas, a piscina também apresenta potenciais finalistas.
O ex-nadador lembrou do desempenho de Guilherme Costa em Paris e disse acreditar na recuperação do atleta para chegar forte a 2028.
A gente tem dentro do Brasil – assim, com chances reais, na hora que você olha para os resultados – o Guilherme Costa, que foi quase medalhista na última Olimpíada. Ele foi quinto lugar por uma diferença muito pequena. O terceiro, o quarto e o quinto foi muito próximo.
Segundo Borges, a decepção em Tóquio poderia ser um combustível para o nadador.

“Ele ficou super chateado, inclusive. Espero que ele tenha força para continuar ali. E a intensidade dos treinos para poder fazer um resultado legal também na próxima Olimpíada”, torceu.
Outro nome citado foi Guilherme Caribé, que vem se destacando nas provas de velocidade.
"E o Guilherme Caribé, que é um que tá bem ranqueado, tá nadando com consistência os 50 e os 100 m nado livre, fez duas finais nesse último mundial”, disse.
Borges ressaltou ainda que a idade do atleta pode ser um trunfo para os próximos ciclos olímpicos.

Tem tempos espetaculares no ano de 2025 e tá nadando com frequência tempos que são muito bons. (...) Ele tem uma presença muito boa em termos de resultado (...). Esse próximo (ciclo), acho que é onde tá a mira dele, e ele deveria entrar com bastante força. Ele vai entrar com força, lógico.
Na entrevista, o ex-nadador contou os desafios da transição de carreira para deixar de ser atleta e se tornar um empresário, além de avaliar o cenário esportivo no Brasil e projetar o futuro da natação mundial.
O CNN Esportes S/A vai ao ar neste domingo (7), às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil e no YouTube do CNN Esportes.
CNN Esportes S/A
Com Gustavo Borges, medalhista olímpico, o CNN Esportes S/A chega à 107ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.


