CNN Esportes

País do surfe! Filipe Toledo vence Ethan Ewing e é bicampeão mundial

É o sétimo título mundial do Brasil nos últimos nove anos da Liga Mundial de Surfe

Da CNN Brasil
Filipe Toledo comemora título mundial de surf
Filipe Toledo comemora título mundial de surf  • Beatriz Ryder/World Surf League via Getty Images
Compartilhar matéria

Filipe Toledo vence o australiano Ethan Ewing e é bicampeão mundial de surfe. A final foi disputada hoje (09), em Lower Trestles, na Califórinia, nos EUA. É o sétimo título mundial do Brasil nos últimos nove anos.

A final é feita em uma disputa de três baterias; Filipinho venceu a primeira bateria por 17,97, contra os 17,23 do australiano. Na segunda bateria, um mar difícil e com poucas ondas. Mas o brasileiro conseguiu vencer novamente Ethan por 14,27 a 12,37, não sendo necessária uma terceira bateria.

Assim, Filipe se torna bicampeão mundial ao lado de John John Florence (Havaí), Mick Fanning (Austrália) e Andy Irons (Havaí).

Filipe Toledo precisou superar uma lesão no joelho no meio da temporada para conseguir competir em Trestles. O brasileiro se machucou na etapa de Saquarema, no Brasil, e voltou para ganhar em J-Bay, na África do Sul. Filipinho não apenas conseguiu o título da etapa como se garantiu no primeiro lugar do ranking e também sua vaga em Paris 2024.

A lista de Campeões Mundiais Brasileiros não para de crescer. Confira a lista dos brasileiros Campeões Mundiais de Surfe (WSL):

  • Gabriel Medida - 3 títulos (2014, 2018 e 2021)
  • Filipe Toledo - 2 títulos (2022 e 2023)
  • Ítalo Ferreira - 1 título (2019)
  • Adriano de Souza - 1 título (2015)

Filipe participa da mais forte competição mundial de surfe há nove anos; estreou em 2013, com apenas 17 anos. O brasileiro já havia participado da grande final em 2021, quando perdeu para o também brasileiro Gabriel Medina. No ano passado, venceu o medalhista olímpico Ítalo Ferreira.

Nesta temporada, Filipe venceu as etapas de Sunset Beach, no Havaí, e Punta Roca, em El Salvador. Depois da lesão no joelho, levantou também o caneco na África do Sul. Hoje, o surfista de 28 anos acumula dois títulos em sequência.


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais