CNN Esportes

Xadrez: indiano vence chinês e se torna o mais jovem campeão mundial

Gukesh Dommaraju, de 18 anos, venceu o atual campeão Ding Liren, de 32

Alessandro Parodi, da Reuters
Gukesh Dommaraju jogando nas quartas de final do Freestyle Chess GOAT Challenge na Alemanha em fevereiro.
Gukesh Dommaraju tem apenas 18 anos de idade  • Marcus Brandt/dpa (Photo by Marcus Brandt/picture alliance via Getty Image
Compartilhar matéria

Gukesh Dommaraju, enxadrista indiano de 18 anos, tornou-se o mais jovem campeão mundial de xadrez ao derrotar o atual campeão Ding Liren, da China, nesta quinta-feira (12), em uma reviravolta dramática na última partida de uma série de 14 jogos em Cingapura.

O campeão é quatro anos mais novo que Garry Kasparov, que era o mais jovem a vencer o Mundial desde 1985, quando derrotou Anatoly Karpov.

Gukesh venceu o jogo desta quinta com as peças pretas depois que Ding cedeu à pressão e errou no que os comentaristas consideraram uma posição confortável, arrebatando o título com um placar final de 7,5-6,5.

Ding, cuja forma despencou desde que derrotou o russo Ian Nepomniachtchi para conquistar a coroa em 2023, não ganhava um jogo “clássico” de longa data desde janeiro e evitou eventos importantes em uma tentativa de melhorar.

Mas o jogador chinês recuperou a confiança após uma vitória surpreendente na primeira rodada e, após duas vitórias de Gukesh e oito empates, igualou o placar na 12ª rodada com uma vitória que foi aclamada por vários comentaristas.

A partida foi um evento "clássico" de 14 rodadas com uma premiação de US$ 2,5 milhões.

Gukesh se classificou em abril ao vencer o torneio de Candidatos.

O número um do mundo, Magnus Carlsen, campeão mundial desde 2013, renunciou ao título em 2022, alegando falta de motivação.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais