Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Paris 2024 divulga design da tocha olímpica; veja imagens

    Peça será conduzida por 11 mil pessoas e foi inspirada em três pilares: igualdade, água e conciliação

    O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 divulgou nesta terça-feira (25) imagens oficiais da tocha olímpica. Segundo Mathieu Lehanneur, criador da peça, o design foi inspirado em três pilares: igualdade, água e conciliação.

    “A igualdade é simbolizada pela simetria perfeita, a água é simbolizada pela onda e pelos efeitos de vibração e a paz pela gentileza das curvas. Queríamos voltar à essência do que estávamos procurando para ter o mínimo de material possível e o máximo de luz possível.”, explicou Lehanneur.

    Revezamento da Tocha Olímpica

    Durante o Revezamento da Tocha Olímpica, que começa na França no dia 8 de maio de 2024, ela será conduzida por 11 mil pessoas (10 mil para os Jogos Olímpicos, mil para os Jogos Paralímpicos).

    A tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, conforme a tradição, cruzará o mar Mediterrâneo e vai passar por 65 territórios franceses antes do início dos jogos.

    Após duas semanas de Olimpíadas, ela será novamente acesa em Stoke Mandeville, Inglaterra, a casa simbólica dos Jogos Paralímpicos, onde começará o Revezamento da Tocha Paralímpica.

    O objeto será o mesmo para os dois torneios, que já compartilham mesmo emblema e mascote. Segundo o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, a ideia é “construir pontes” entre as duas competições.

    A tocha tem 70 cm, pesa 1,5 kg, é na cor champanhe e tem 2000 unidades produzidas. A abertura dos Jogos Olímpicos será no dia 26 de julho de 2024, enquanto a dos Jogos Paralímpicos será no dia 28 de agosto de 2024.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas