Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem são os veteranos que devem disputar sua última Copa do Mundo

    Mundial realizado no Catar pode marcar a despedida de craques como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Thiago Silva

    Lucas Schroederda CNN

    São Paulo

    A Copa do Mundo do Catar, que ocorre entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, pode marcar a despedida de muitos craques de suas seleções, como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

    A CNN preparou uma lista com 10 veteranos que devem disputar seu último mundial. Veja abaixo:

    Lionel Messi

    Messi comemora gol pela Argentina / 26/6/2018 REUTERS/Sergio Perez

    Considerado o melhor jogador do mundo em sete ocasiões (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021), o argentino de 35 anos disputará sua quinta, e possivelmente última, Copa do Mundo. Com o astro em campo, a seleção argentina foi eliminada nas quartas-de-final nos mundiais de 2006 e 2010 e nas oitavas há quatro anos. Na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a equipe regida por Messi ficou com o vice-campeonato após perder a final para a Alemanha. O ídolo argentino segue em busca da conquista inédita na sua carreira este ano.

    Cristiano Ronaldo

    Cristiano Ronaldo em ação durante jogo contra a França, pela Eurocopa 2020
    Cristiano Ronaldo em ação durante jogo contra a França, pela Eurocopa 2020 / Photo by Tibor Illyes – Pool/Getty Images

    Aos 37 anos e cinco vezes melhor do mundo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), o português também disputará sua quinta Copa do Mundo. Em 2006, Cristiano Ronaldo fez parte do time comandado pelo técnico Felipão que chegou às semifinais do mundial da Alemanha. Nas edições de 2010 e 2018, seleção portuguesa foi eliminada nas oitavas de final. Em 2014, com Cristiano Ronaldo ainda se recuperando de uma lesão, Portugal sequer avançou para a fase eliminatória do torneio.

    Daniel Alves

    Daniel Alves, lateral da Seleção Brasileira / Lucas Figueiredo/CBF

    Aos 39 anos, o lateral-direito vai para sua quarta Copa do Mundo. Daniel Alves é o jogador mais velho do grupo convocado por Tite. O defensor detém o recorde de jogador com mais títulos na história do futebol. São 41 taças levantadas até o momento. Pela Seleção, Daniel Alves conquistou duas vezes a Copa América (2007 e 2019) e a Copa das Confederações (2009 e 2013).

    Karim Benzema

    Karim Benzema se aquece antes de partida entre França e Espanha pela Liga das Nações da Uefa / Getty Images

    Eleito o melhor jogador do mundo em 2022, Karim Benzema, 34, voltará a disputar uma Copa do Mundo após oito anos. O centroavante do Real Madrid (ESP) é um dos destaques da seleção francesa ao lado de Kylian Mbappé e Antoine Griezmann. Esse será o terceiro de Benzema. O jogador fez parte do elenco de 2010 – eliminado ainda na fase de grupos na África do Sul – e de 2014, derrotado pela Alemanha nas quartas-de-final.

    Luis Suárez

    Atacante uruguaio Luis Suárez / 13/11/2020 REUTERS/Luisa González

    O atacante uruguaio de 35 anos segue para seu quarto mundial. Suárez já protagonizou cenas icônicas no torneio. Em 2010, evitou a eliminação do Uruguai nas quartas-de-final ao defender uma cabeçada com as duas mãos. Expulso de campo, o jogador comemorou quando o atacante de Gana Asamoah Gyan desperdiçou a cobrança de pênalti. Quatro anos mais tarde, o uruguaio mordeu o zagueiro italiano Chiellini em partida válida pela fase de grupos. Na última Copa, a seleção uruguaia foi eliminada pela França, atual campeã.

    Luka Modric

    Luka Modric comemora vitória contra a França / 13/06/2022 REUTERS/Gonzalo Fuentes

    Após o vice-campeonato na última Copa do Mundo, o meio-campista croata de 37 anos segue para seu quarto mundial. Eleito melhor do mundo em 2018, Modric segue na busca do título inédito para seu país. Pelo Real Madrid, o jogador conquistou cinco vezes a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol em outras três ocasiões.

    Manuel Neuer

    Manuel Neuer durante partida entre Alemanha e Liechtenstein, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar / Getty Images

    Outro campeão mundial em 2014, o goleiro alemão de 36 anos vai para sua quarta Copa do Mundo. Recentemente, o ídolo do Bayern de Munique revelou ter passado por três cirurgias para tratar um câncer de pele no rosto. Neuer foi considerado o melhor goleiro em cinco oportunidades (2013, 2014, 2015, 2016 e 2020) pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês).

    Robert Lewandowski

    Lewandowski comemora gol marcado contra Montenegro, em 2017 / Getty Images

    Eleito melhor do mundo por dois anos consecutivos (2020 e 2021), o atacante polonês de 34 anos disputará sua segundo Copa do Mundo. Há quatro anos, Lewandowski viu a Polônia ser eliminada ainda na fase de grupo da competição. Pelo Barcelona, o atacante marcou 18 gols em 17 jogos nesta temporada. O polonês é também o maior artilheiro da história da seleção polonesa, com 76 gols em 134 jogos.

    Sergio Busquets

    Sergio Busquets durante partida entre Espanha e Suécia, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar / Getty Images

    Campeão mundial em 2010, o meio-campista espanhol de 34 anos é mais um a disputar sua quarta Copa do Mundo. Ídolo do Barcelona, Busquets conquistou a Liga dos Campeões em três ocasiões pela equipe catalã. No último mundial, a seleção espanhola – tida como uma das favoritas ao título – decepcionou os torcedores ao ser eliminado pela Rússia nas oitavas-de-final.

    Thiago Silva

    Thiago Silva durante o amistoso entre Brasil e Tunísia, na França / Getty Images

    Capitão da Seleção Brasileira no Catar, o zagueiro de 38 anos disputará sua quarta Copa do Mundo, em busca do título inédito na carreira. Atualmente no Chelsea, da Inglaterra, Thiago Silva acumula passagens por Fluminense, Milan e Paris Saint-Germain. O defensor é considerado um dos melhores da história na sua posição. Com a Canarinha, o veterano já disputou mais de 100 partidas.