
ATP anuncia nova regra para calor extremo a partir de 2026
Nova regra prevê pausas e suspensão de jogos por altas temperaturas

A ATP Tour anunciou que irá implementar uma nova política para condições de calor extremo a partir de 2026, após uma série de abandonos provocados por altas temperaturas e forte umidade durante o Masters de Xangai nesta temporada.
A entidade que governa o tênis masculino informou que a nova regra será baseada no índice Wet Bulb Globe Temperature (WBGT), reconhecido internacionalmente para medir o estresse térmico do corpo humano sob exposição direta ao sol.
Segundo a ATP, a política estabelece “limiares claros” tanto para a adoção de medidas de resfriamento quanto para a suspensão das partidas.
“A nova regra de calor oferece uma abordagem estruturada, com respaldo médico, para lidar com temperaturas extremas, com o objetivo de proteger a saúde dos jogadores”, afirmou a ATP em comunicado divulgado na segunda-feira (15).
A entidade acrescentou que a medida também deverá melhorar as condições para torcedores, árbitros, boleiros e equipes de apoio dos torneios.
De acordo com o novo regulamento, se o WBGT atingir 30,1°C ou mais durante os dois primeiros sets de uma partida de simples disputada em melhor de três sets, qualquer um dos jogadores poderá solicitar uma pausa de resfriamento de 10 minutos após o segundo set, válida para ambos os competidores.
Durante essas pausas, os atletas poderão se hidratar, trocar de roupa, tomar banho e receber orientações técnicas, sempre sob a supervisão da equipe médica da ATP. A entidade informou ainda que as partidas serão suspensas quando o WBGT ultrapassar 32,2°C.
Problemas em Xangai
A discussão sobre a necessidade de uma regra formal ganhou força após episódios recentes. Em outubro, o número dois do mundo, Jannik Sinner, encerrou de forma dramática a defesa do título em Xangai ao ter dificuldades para caminhar devido a câimbras na coxa direita, abandonando a partida decisiva da terceira rodada contra Tallon Griekspoor.
No mesmo torneio, Novak Djokovic chegou a vomitar durante seu confronto com Yannick Hanfmann, enquanto Holger Rune foi flagrado questionando um árbitro, durante um atendimento médico na partida contra Ugo Humbert, se os jogadores precisavam “morrer em quadra” diante do calor e da umidade.
A demanda por uma política específica da ATP também surgiu em agosto, no torneio de Cincinnati, quando Arthur Rinderknech desmaiou em quadra em condições sufocantes de calor, antes de entregar a vitória a Felix Auger-Aliassime.
Antes da mudança, o regulamento da ATP previa que as decisões sobre suspensão de jogos por condições climáticas adversas — incluindo calor extremo — ficavam a cargo de um supervisor da entidade presente no local, em coordenação com as equipes médicas do torneio e autoridades locais.
A nova regra alinha a ATP à WTA, que já adota políticas semelhantes. Os quatro torneios do Grand Slam também implementaram formalmente normas que permitem pausas estendidas e a suspensão de partidas em condições extremas.
Outros esportes profissionais, como futebol, Fórmula 1 e ciclismo, já contam com políticas formais para lidar com condições climáticas extremas.


