Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Vascaínos superam rivais como mais fanáticos do Sudeste, mostra “O Maior Raio-X do Torcedor”

    Em São Paulo, corintianos superam rivais no critério fidelidade

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Uma marca das rivalidades estaduais no Brasil é a disputa pela torcida mais fanática ou fiel. E a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest permite comparar números interessantes em relação a esses dois pontos nos quatro principais centros do futebol brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

    O mais importante é que o levantamento leva em conta o que declara o próprio torcedor, no caso, entrevistado por “O Maior Raio-X do Torcedor”.

    No Rio de Janeiro, a maior rivalidade do estado mostra 41% dos vascaínos se considerando fanáticos, contra 36% dos flamenguistas.

    Por outro lado, os rubro-negros são mais fiéis, pois 69% disseram que torcem apenas para o Flamengo, com 62% dos vascaínos dizendo o mesmo em relação ao time de São Januário. Fluminense e Botafogo não tiveram números suficientes para a comparação.

    Os dados foram levantados com base em duas perguntas nos formulários que foram respondidos pelos entrevistados: Você se considera um torcedor fanático? Você torce para outro time brasileiro?

    Os mais fanáticos do Sudeste

    • Vasco – 41%
    • Flamengo – 36%
    • Cruzeiro, Palmeiras e Santos – 28%
    • Atlético-MG e Corinthians – 25%
    • São Paulo – 24%

    A Fiel

    Em São Paulo, a torcida mais fiel é a do Corinthians, com palmeirenses e santistas dividindo a condição de mais fanáticos.

    A fidelidade corintiana em São Paulo empata com a de flamenguistas no Rio de Janeiro e cruzeirenses em Minas Gerais, pois 69% dos seus torcedores disseram torcer para apenas um clube. No Sudeste, o maior índice de fidelidade foi do Atlético-MG, com 70%.

    Se o Corinthians tem a torcida mais fiel do seu estado — com o São Paulo na segunda posição, com 66%, o Santos colado, com 65%, e o Palmeiras aparecendo com 62%—, quando o assunto é fanatismo do torcedor a ordem é outra.

    Palmeirenses e santistas são os que se consideram os mais fanáticos em São Paulo, com o percentual de 28%, cada. Entre os corintianos, 25% têm o fanatismo ao seu lado, com esse número entre os são-paulinos sendo de 24%.

    Os mais fiéis do Sudeste

    • Atlético-MG – 70%
    • Cruzeiro, Flamengo e São Paulo – 69%
    • São Paulo – 66%
    • Santos – 65%
    • Palmeiras e Vasco – 62%

    Em Minas, Atlético e Cruzeiro estão praticamente empatados no ranking da fidelidade — 70% e 69%, respectivamente. Já na medição do fanatismo, a vantagem é azul: 28% a 25%.

    No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional têm os maiores índices de fidelidade entre os clubes com mais de 1% de torcedores no Brasil: 82% de tricolores e colorados torcem apenas para seus respectivos clubes.

    Já no fanatismo, o Internacional tem boa vantagem, pois supera o Grêmio por 29% a 23%.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.