CNN Nosso Mundo: 'Lugar de mulher é onde ela quiser', diz Helena Rizzo


Da CNN, em São Paulo
21 de outubro de 2020 às 05:00 | Atualizado 21 de outubro de 2020 às 10:22

Em edição especial, o CNN Nosso Mundo entrevistou a chef de cozinha Helena Rizzo. Ela fala sobre os desafios das mulheres no mundo da gastronomia e como pensar a sustentabilidade na cozinha e no empreendedorismo.

Rizzo, que nasceu no Rio Grande do Sul, se mudou para São Paulo aos 18 anos para se aventurar na gastronomia. "Eu tinha sede de vida", afirmou.

Na cidade, trabalhou em diversas cozinhas renomadas, até que, em 2014, recebeu o prêmio de melhor chef de cozinha mulher do mundo, pela revista Restaurant. 

"Acho que o maior perigo de receber um prêmio desses é achar que se sabe de tudo, logo na cozinha, que é tão infinita, tão cheia de possibilidades". Ela acredita que a cozinha é um trabalho essencialmente feito em equipe.

A chef também lembra sobre como é ser mulher em um universo historicamente dominado pelo masculino. "Lugar de mulher é onde ela quiser, e eu quis estar na cozinha".

Leia também:
'O ser humano precisa criar respostas solidárias', afirma Christian Dunker
'Precisamos entender que o vírus vai continuar', afirma Roberto Kalil Filho
'É preciso democratizar a alimentação saudável', afirma Bela Gil

A chef explica como busca tornar seu trabalho cada vez mais sustentável e envolvido com a sociedade. Ela reforça a importância de pensar em todo o caminho que o alimento percorre entre o chão e a mesa. "Sempre busquei pensar no ingrediente e no produtor".

Sobre as críticas que muitos entusiastas da gastronomia tecem à comidas fast-food, Helena acrescenta seu argumento.

"O fast food é uma saída em tempos de fome. Com certeza existem maneiras melhores de trabalhar o fast food pensando em saúde e sustentabilidade, mas não o vejo como inimigo”.

Atualmente Helena Rizzo comanda o restaurante Maní, uma das referências em gastronomia brasileira na cidade de São Paulo.

Ela é entrevistada por Elisa Veeck, Thaís Herédia e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto.