Angelina Jolie leiloará a única pintura feita por Churchill durante a 2ª Guerra

Com valor estimado em cerca de R$ 18 milhões, quadro pintado pelo ex-premiê britânico Winston Churchill pertencia à coleção da atriz Angelina Jolie. Veja tela

Por Rob Picheta, da CNN
03 de fevereiro de 2021 às 01:34
A atriz Angelina Jolie
A atriz Angelina Jolie
Foto: Instagram/ Reprodução


 

A atriz Angelina Jolie está vendendo a única pintura criada pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, com a obra estimada em £ 2,5 milhões (cerca de R$ 18 milhões) em um leilão.

Churchill pintou a "Torre da Mesquita Koutoubia" em Marrakesh, Marrocos, depois de participar da Conferência de Casablanca em janeiro de 1943, durante a qual ele e o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, formularam a próxima etapa de sua estratégia para derrotar a Alemanha nazista.

Churchill deu a pintura a Roosevelt, e ela acabou entrando na coleção de obras de arte de Jolie. A atriz está colocando a peça à venda, com estimativa de preço variando de £ 1,5 milhão a £ 2,5 milhões.

 

"É a única obra que Churchill pintou durante a guerra, talvez encorajado pelo recente progresso feito pelos Aliados no que ele considerava um dos mais belos países que ele havia encontrado", disse Nick Orchard, chefe de arte britânica moderna em leilão casa Christie's, disse em um comunicado.

A pintura foi feita depois que os dois líderes concordaram em aceitar apenas uma "rendição incondicional" das potências do Eixo, uma declaração de intenção estrategicamente significativa das duas figuras do tempo de guerra.

Churchill criou a pintura depois de participar da Conferência de Casablanca
Churchill criou a pintura depois de participar da Conferência de Casablanca em 1943
Foto: Christie's Images Ltd


 

O quadro está sendo oferecido pela Jolie Family Collection, tendo sido adquirido pela atriz em 2011, disse a Christie's. A casa de leilões não forneceu mais detalhes sobre como Jolie veio a possuir a pintura.
Embora Churchill tenha pintado várias cenas no Marrocos antes do início da guerra, esta é a única obra conhecida que ele fez entre 1939 e 1945.

"'Torre da mesquita de Koutoubia' é, portanto, sem dúvida a melhor pintura de Winston Churchill devido à importância do assunto para ele e ao fato de que destaca a importância da amizade entre os dois líderes", disse Orchard.

"A doação do trabalho para Roosevelt econômica o fato de que Churchill tinha o presidente americano em alta consideração e pontos de seus conjuntos conjuntos em guiar como potências aliadas para o resultado da Segunda Guerra Mundial."

A obra de arte deve começar a ser vendida em 1º de março.