Trump diz que trabalha com presidente da China para combater coronavírus


Da CNN, em São Paulo
27 de março de 2020 às 03:19
O presidente dos EUA, Donald Trump, anuncia medidas de combate ao coronavírus

O presidente dos EUA, Donald Trump

Foto: Leah Millis - 16.mar.2020/Reuters

O presidente americano Donald Trump afirmou em seu Twitter, na madrugada desta sexta-feira (27), que conversou sobre a crise do novo coronavírus (COVID-19) com Xi Jinping, presidente chinês.

As duas potênicas se envolveram em uma relação conflituosa nos últimos anos - travaram uma intensa guerra comercial e agravaram tensões diplomáticas quando o próprio Trump se referiu à COVID-19 como "vírus chinês".

Apesar das animosidades, o presiente americano declarou que "trabalha junto" com o líder asiático para combater a doença. 

"Acabei de terminar uma conversa muito boa com o presidente Xi, da China. Discutimos em detalhes o coronavírus que está devastando grandes partes do nosso planeta. A China passou por muita coisa e desenvolveu um forte entendimento do vírus. Estamos trabalhando juntos proximamente. Muito respeito!", escreveu Trump.

Segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins, os Estados Unidos ultrapassaram a China no número total de casos da doença nesta quinta-feira.  

Hubei, a província chinesa onde os primeiros casos da COVID-19 foram registrados no fim de 2019, anunciou nesta semana o abrandamento das medidas de restrições após a drástica queda de casos de contágio local.