Obama anuncia apoio a Joe Biden para a presidência dos EUA

Em vídeo de quase 12 minutos publicado no YouTube, ex-presidente norte-americano diz que seu colega tem todas as qualidades necessárias para liderar o país

Da CNN, em São Paulo
14 de abril de 2020 às 13:28 | Atualizado 14 de abril de 2020 às 13:45
Joe Biden (E) e Barack Obama durante reunião no Salão Oval da Casa Branca
Foto: Pete Souza - 27.ago.2014/ Casa Branca

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou, nesta terça-feira (14), apoio à candidatura de Joe Biden à presidência norte-americana. 

Na mensagem de quase 12 minutos em um vídeo publicado no YouTube, Obama disse acreditar que Biden tem todas as qualidades necessárias para ser presidente, além de ser o mais preparado para recuperar o país dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

“Se há algo que aprendemos do país em momentos de grande crise é que o espírito de cuidar um do outro não pode estar restrito às nossas casas, aos nossos locais de trabalho, aos nossos bairros ou aos nossos locais de culto. Isso também deve ser refletido em nosso governo nacional", disse Obama no vídeo, ao apoiar seu ex-vice-presidente.

"[É preciso ter] o tipo de liderança guiada pelo conhecimento e experiência, honestidade e humildade, empatia e graça – esse tipo de liderança não deve existir apenas nos Parlamentos estaduais e nas prefeituras. Deve ser assim também na Casa Branca", continuou Obama.

"E é por isso que tenho tanto orgulho de apoiar Joe Biden para presidente dos Estados Unidos".

O apoio reúne os ex-companheiros de chapa e posiciona Obama na disputa eleitoral de 2020 – apesar do apoio a Biden ter sido visto como uma conclusão óbvia depois que o senador Bernie Sanders desistiu da disputa na semana passada.

Barack Obama afirmou que Joe Biden tem todas as qualidades necessárias para ser presidente dos EUA
Foto: Saul Loeb - 24.jun.2015/AFP/Getty Images

Também marca o ressurgimento público de Obama na arena política. O ex-presidente se manteve afastado durante grande parte da disputa pela indicação do Partido Democrata, mas estava ativo nos bastidores.

Obama também falou diretamente com os progressistas, elogiando o espírito de seu movimento antes de descrever por que ele acredita que eles deveriam abraçar a candidatura de Biden. O ex-presidente telogiou profundamente Sanders e observou o que sua candidatura significava para a busca de ideais liberais.

"Bernie é um americano original – um homem que dedicou sua vida a dar voz às esperanças, sonhos e frustrações das pessoas que trabalham. Ele e eu nem sempre concordamos em tudo, mas sempre compartilhamos a convicção de que precisamos tornar os Estados Unidos uma sociedade mais justa e mais equitativa", afirmou Obama.

Leia também: 

Sanders declara apoio à candidatura de Biden contra Trump nas eleições dos EUA

Biden vence Trump em eleição geral para Casa Branca, diz pesquisa

Em novembro, Obama disse que havia conversado com todos os candidatos durante a pré-campanha, muitas vezes dando conselhos a eles antes de anunciarem a candidatura e depois de desistirem.

Pessoas próximas ao ex-presidente disseram que o conselho dele costumava ser o mesmo: considere porque você acredita que deveria ser presidente, que impacto isso terá em sua família e se você pode realmente ganhar.

Veja o video em que Obama declara apoio a Biden na íntegra abaixo (em inglês):