Ex-estrategista de Trump, Bannon paga fiança de US$ 5 milhões e deixa a prisão

Ex-assessor de Trump ficará impedido de fazer viagens internacionais

Da CNN, em São Paulo
20 de agosto de 2020 às 18:14 | Atualizado 21 de agosto de 2020 às 00:06

Preso nesta quinta-feira (20), o empresário Steve Bannon, ex-assessor do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, deixou a prisão após pagar uma fiança de US$ 5 milhões.

Ele saiu do escritório judiciário acompanhado de seus advogados e fez questão de ser visto por apoiadores que estavam no entorno do local.

Um dos articuladores da campanha republicana de 2016, Bannon agora responde o processo em liberdade, mas não pode deixar o estado de Nova York sem uma prévia autorização da Justiça.

Além disso, não pode embarcar em voos particulares e nem em embarcações que não sejam do transporte público -- por serem transportes difíceis de ser rastreados.

Assista e leia também:

Ex-assessor de Trump, Steve Bannon é preso por fraude e lavagem de dinheiro

'Nossa democracia está em jogo agora', diz Obama em convenção democrata

Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, foi preso nesta quinta-feira por fraude e lavagem de dinheiro
Foto: Reuters

A promotora de Nova York, Audrey Strauss, comunicou, em nota, que os réus capitalizaram em cima dos interesses dos doadores sob o falso pretexto de que todo o dinheiro seria gasto na construção do muro.

"Enquanto assegurava repetidamente aos doadores que Brian Kolfage, o fundador e rosto público da “We Build The Wall”, não receberia um centavo, os réus secretamente esquematizaram um repasse de centenas de milhares de dólares para Kolfage, que ele usou para financiar seu estilo de vida luxuoso", afirmou a promotora

Horas após a prisão, Trump afirmou a repórteres no salão oval da Casa Branca "não saber nada" sobre a campanha de financiamento que está no centro da acusação.

"Eu não gostei daquele projeto. Eu me sinto mal. Não tenho contato com ele há tempos. É uma coisa muito triste, é surpreendente", finalizou.

(Com informações da Reuters)