Homem negro é detido ao ser confundido com assaltante nos EUA

Joseph Griffin praticava corrida na calçada quando foi abordado

Da CNN
08 de setembro de 2020 às 15:13

Um homem negro que praticava corrida na calçada foi confundido com um assaltante e detido pela polícia da Flórida, nos Estados Unidos. A abordagem foi no dia 27 de agosto, mas as imagens só foram divulgadas nesta terça-feira (8).

No vídeo registrado pela câmera corporal de um dos policiais, Joseph Griffin é abordado e mostra os documentos aos agentes. Ex-policial militar, ele fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook no momento em que foi algemado, enquanto explicava calmamente que era inocente.

Leia e assista também:

EUA: família acusa polícia de colocar capuz em homem negro e provocar morte
Caso Jacob Blake: o que se sabe sobre o homem negro baleado nos EUA
Assassinatos de negros no Brasil crescem 11,5% entre 2008 e 2018

Ex-policial militar, Joseph Griffin é parado por policiais enquanto praticava corrida em uma rua na Flórida
Foto: Reprodução/CNN (8.set.2020)

Quando um dos agentes percebeu que também estava sendo filmado, ele pediu que Griffin colocasse o celular no chão. Ainda transmitindo tudo, o rapaz pediu às pessoas que acompanhavam o vídeo que se manifestassem, se algo acontecesse com ele.

Depois de algum tempo de abordagem, os policiais perceberam o equívoco, liberaram Griffin e acabaram prendendo o verdadeiro culpado. 

Ao saber que Griffin era ex-policial militar, o delegado o convidou para treinar toda a equipe de oficiais, a fim de reduzir situações de confronto. O rapaz aceitou o convite e deve começar os treinamentos a partir de outubro.

Griffin ainda foi convidado a assumir uma posição em tempo integral na força policial, mas recusou porque já trabalha na área da saúde.